terça-feira, janeiro 15, 2008

ALBICASTRENSES ILUSTRES - I

FREI MANUEL DA ROCHA
(1676-1744)
Se existem, ou existiram albicastrenses a quem possamos designar de ilustres ao longo da nossa história, Frei Manuel da Rocha é um desses casos.
Este homem, é um dos maís ilustres albicastrenses e dos maiores Portugueses da sua época, no entanto, é hoje um ilustre desconhecido para a grande maioria dos albicastrenses, independentemente de ter o seu nome numa das novas ruas da nossa cidade.
Nasceu em Castelo Branco em 1676. Em 1693 entra no convento de Alcobaça, professando no ano seguinte. Estuda nos conventos da sua ordem as disciplinas da escolástica que, depois ensinou.
A fama granjeada no Mosteiro de Salzedas como professor de filosofia e no colégio de Coimbra como mestre de teologia deve ter contribuído para a sua nomeação, em 1726, para lente de teologia na Universidade de Coimbra. Foi membro da Academia Real da Historia Portuguesa, criada por D. João V. Pertencia assim ao número dos cinquenta académicos que formaram de inicio esta agremiação que tão importante papel desempenhou na cultura portuguesa do século XVIII. Em 1731 foi eleito Geral da sua ordem, cargo que acumularia com o de lente da Universidade de Coimbra.
Em 1740, e por morte do cronista – mor do reino Frei Manual dos Santos, sucede a este no cargo historiográfico. Foi com a publicação do
Portugal Renascido que Manuel da Rocha se guindou a lugar cimeiro na historiografia portuguesa.
O livro pretendia ser (segundo as palavras do autor) um “tratado histórico, crítico e cronológico” sobre os “ sucessos de Portugal durante o século X”.
Alem de Portugal Renascido Frei Manuel da Rocha deixou-nos um grande número de outras obras importantes.
Morreu em Coimbra no ano de 1744, com 68 anos de idade.
Duzentos e sessenta e quatro anos após a sua morte, aqui fica um pequeno apontamento da vida deste grande Português nascido em, Castelo Branco no ano de 1676.
Se quer conhecer melhor este homem, consulte o livro citado.

A recolha dos dados referentes a Frei Manuel da Rocha foi feita no livro: Autores nascidos no distrito de Castelo Branco, Século XV a 1908. Da autoria de António Forte Salvado.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

    ResponderEliminar

A RUA DA MINHA ESCOLA – (VII)

        (ESCOLA DA SENHORA DA PIEDADE)                          O que sabemos nós da rua da nossa escola primária? João Evangelista...