Foi mandado construir no início do século XX (1913-1916), por Gonçalo Xavier de Almeida Garrett (passados quase cem anos este edifício continua a pertencer à família Garrett), o autor do projecto foi Manuel dos Santos Sal.
A sua construção deve-se em parte às obras realizadas naquela zona da cidade no início do século XX, em 1911, Alexandre de Proença de Almeida Garrett envia à autarquia albicastrense uma carta, onde pedia autorização e se justificava para a construção deste bonito edifício.
Aqui fica um pequeno extracto da carta enviada em 1911:
arte uma casa de que é possuidor, que tem frentes para a Praça Nova e Becco da Paqueixada, que tendo conhecimento do desejo de V.Ex. em aformosear este local, para o que seria necessário demolir esta casa, afim de a reconstruir de novo, segundo as cotas e alinhamento aprovados pela Câmara; que sendo seu maior empenho contribuir, quanto em suas forças caiba para o aformoseamento e beneficiamento desta cidade, alem de estimar satisfazer aos desejos da Comissão Municipal de Castelo Branco”. (Escrito em Português da época)
diga la melhor onde e que é o ferrinho9 de engomar. que eu agora nao estou a reconhecer pelas fotos.bem haja
ResponderEliminarCaro anónimo.
ResponderEliminarEste prédio fica ao fundo da rua D. Dinis, durante muitos anos também foi conhecido como o prédio da casa Vilela, porque no rés-do-chão existiu uma retrosaria com esse nome.
Mande sempre.