sábado, janeiro 05, 2008

Edifícios da Minha Cidade

O Ferrinho de Engomar

Dos muitos edifícios de Castelo Branco que já aqui falei, este é sem qualquer dúvida um dos mais emblemáticos da nossa cidade. Durante muito tempo este edifício foi conhecido por “ O Ferrinho de Engomar”.
Foi mandado construir no início do século XX (1913-1916), por Gonçalo Xavier de Almeida Garrett (passados quase cem anos este edifício continua a pertencer à família Garrett), o autor do projecto foi Manuel dos Santos Sal.
A sua construção deve-se em parte às obras realizadas naquela zona da cidade no início do século XX, em 1911, Alexandre de Proença de Almeida Garrett envia à autarquia albicastrense uma carta, onde pedia autorização e se justificava para a construção deste bonito edifício.
Aqui fica um p
equeno extracto da carta enviada em 1911:

Achando-se em construção nesta cidade, uma série de casas novas, no quarteirão de que faz parte uma casa de que é possuidor, que tem frentes para a Praça Nova e Becco da Paqueixada, que tendo conhecimento do desejo de V.Ex. em aformosear este local, para o que seria necessário demolir esta casa, afim de a reconstruir de novo, segundo as cotas e alinhamento aprovados pela Câmara; que sendo seu maior empenho contribuir, quanto em suas forças caiba para o aformoseamento e beneficiamento desta cidade, alem de estimar satisfazer aos desejos da Comissão Municipal de Castelo Branco”. (Escrito em Português da época)

Passados quase cem anos, após a sua construção, “O Ferrinho de Engomar” encontra-se actualmente em estado de degradação avançada, as fotografias aqui apresentadas são demonstrativas do seu precário estado de saúde, dos quatro pisos do nosso prédio apenas o rés-do-chão onde existe um estabelecimento comercial e o primeiro andar onde mora uma viúva são habitáveis o resto esta ao mais completo abandono. Estarão os albicastrenses condenados a ver os edifícios da sua cidade a cair de podre? Até parece que os nossos edifícios são frutos de uma qualquer árvore a morrer de velhice e os seus frutos contaminados por falta de vitaminas…

O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo19:41

    diga la melhor onde e que é o ferrinho9 de engomar. que eu agora nao estou a reconhecer pelas fotos.bem haja

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo.
    Este prédio fica ao fundo da rua D. Dinis, durante muitos anos também foi conhecido como o prédio da casa Vilela, porque no rés-do-chão existiu uma retrosaria com esse nome.
    Mande sempre.

    ResponderEliminar

DESCOBRINDO CASTELO BRANCO ANTIGO – (VI)

  Esta é uma imagem que irá deixar muita gente a coçar a cabeça e a interrogar-se, sobre o local onde este edifício tinha poiso na terra...