sexta-feira, março 21, 2008

Vila Velha de Ródão





Castelo de Ródão e Senhora do Castelo

(Castelo de Ródão, também conhecido como Castelo do Rei Wamba)

História

Este conjunto patrimonial é composto por uma torre-atalaia, de forma quadrangular, levantada numa encosta elevada do rio Tejo, presumivelmente pelos Templários e, a cerca de 150 metros, um templo rústico erguido em honra de Nossa Senhora do Castelo, cujo interior foi devastado por sucessivos roubos. Em 1990 este conjunto foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
Visitei na década de 90 o Castelo de Ródão, o seu estado era na altura miserável, isto para não dizer outra qualquer barbaridade
Passados todos estes anos voltei ao sítio do crime, (como muito bem diria Agatha Christie), no passado dia 20 de Março e fiquei deveras fascinado com o trabalho de recuperação deste monumento.
Criticamos muitas vezes os nossos autarcas por “crimes” cometidos contra o nosso património, é pois justo fazer-se o contrario quando surge uma situação como esta. À Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, os meus parabéns pelo magnífico trabalho ali realizado.
Aconselho vivamente uma visita ao local… não só pelo Castelo mas também pelas belas imagens que o local nos permite observar.

O Albicastrense

2 comentários:

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...