segunda-feira, maio 25, 2009

CAPELA DA NOSSA SENHORA DA AJUDA



Memórias Esquecidas
Na Rua dos Ferreiros, começaram esta semana as obras referentes á mudança do piso desta rua. Aproveitando estas obras lembrava um poste aqui publicado em 2006.
“3 De Setembro de 2006”
CAPELA DA NOSSA SENHORA DA AJUDA
(Rua dos Ferreiros)
Construída no Século XVIII, a Capela da Nossa Senhora da Ajuda apresenta, uma elegante frontaria ao estilo barroco e terá (?) sido mandada construir pela família Pina de Carvalho Freire Falcão, mais tarde terá sido adquirida pela Família Tavares Proença, cujos herdeiros mais tarde a venderam a D. Ana Maria Teixeira Gordino. Falei com a sua actual proprietária “D. Ana Maria”, que amavelmente me contou um pouco da história da Capela e dos contactos feitos por ela, junto da Autarquia Albicastrense, no sentido da sua recuperação, tendo ainda permitido a recolha destas imagens. Quem por ali passar e olhar para a fachada da referida Capela, não imagina o estado caótico em que a mesma se encontra, as fotografias aqui expostas deveriam cobrir de vergonha todos aqueles que, de uma ou outra maneira, têm responsabilidades políticas e culturais na nossa cidade.
Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, ouvi-o há algum tempo a dizer na RTP que “Castelo Branco era hoje uma cidade moderna e virada para o futuro”.
A interrogação a fazer aqui só pode ser uma! Então uma cidade moderna permite que o seu passado histórico, seja ele público ou privado se encontre nesta situação Sr. Presidente? Faço aqui um apelo ao Presidente Joaquim Morão, no sentido de ir visitar a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, (até pode ser que ela o ilumine), e juntamente com a D. Ana Maria, encontre uma solução honrosa que permita resolver rapidamente esta triste situação. Castelo Branco só será verdadeiramente uma cidade ”moderna e virada para o futuro”, quando situações como esta deixarem de existir.
Ps. Vamos lá colocar a “bela” Capela da Nossa Senhora da Ajuda, no roteiro turístico da nossa cidade senhores autarcas!...

Três anos após a publicação deste poste, a velhinha capela contínua aos ratos. Aproveitando estas obras, apelava ao presidente da nossa autarquia, que aproveitasse esta oportunidade e levasse avante a recuperação da pequena Capela da Nossa Senhora da Ajuda.
A reparação das ruas da nossa zona histórica é fundamental… porém, de que nos vale ter boas ruas se todo o resto está a cair de maduro?
As pequenas capelas são hoje coisa rara, (
infelizmente) na nossa cidade, a sua recuperação seria um pequeno grão de areia, na desgraçada herança deixada pelos nossos antepassados neste sector.
Senhor Presidente… afinal trata-se apenas de alguns milhares de euros!….
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo17:48

    Boa tarde a todos os leitores do «Albicastrense»

    Venho perguntar a quem me souber informar, uma questão sobre transportes públicos na Cidade ( Carreiras )

    Vou brevemente trabalhar durante uns meses em Castelo Branco, e gostaria de saber se existe alguma carreira, que partindo de qualquer ponto da Cidade, faça paragem na zona da Cruz de Montalvão, mais propiamente « Estrada da cruz de Montalvão », ou pelo menos nas proximidades, e que o acesso seja possivel.


    Obrigado pela vossa colaboração,

    Os meus melhores cumprimentos, e parabens pelo Blog.

    Jorge Alves

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Alves.

    Antes de mais Bem-vindo a Castelo Branco.
    Pode estar descansado que ao longo do dia, tem varias carreira da cidade para a zona que refere e desta para a cidade.

    ResponderEliminar

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

😍 😍 😍 😍 😍 Recordar o passado da terra  albicastrense,  sem ser de uma forma saudosista.   Ao olhar para esta imagem e pensar que deambu...