terça-feira, julho 17, 2012

ALBICASTRENSES ILUSTRES - XXVII


JOÃO FOLGADO
(14!!) - (152!)
Sobre este ilustre albicastrense, pouco ou quase nada se sabe. Manuel da Silva Castelo Branco, diz-nos na sua obra: “Figuras Ilustres de Castelo Branco”, o seguinte sobre este ilustre.
Filho de Pedro Anes Folgado e de sua mulher D. Catarina Pires Leitão, (desconhecesse  a data de nascimento e morte),  foi Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e serviu com muito valor em África contra os mouros.
Nomeada alcaide-mor de Azamor, no tempo de D. Álvaro de Noronha, achou-se na perigosa entrada que em 1519 se fez, na terra dos mouros.
Por mercê de el-rei D. Manuel I foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, cujo hábito recebeu a 23 de Outubro de 1523, o que tudo consta da crónica de D. Manuel. Escrita por Damião de Góis.
Já era falecido em 1528, pois a 27 de Março deste ano o  rei, atendendo aos serviços prestados por João Folgado em Azamor, concede uma tença de 4.000 reis em cada ano a sua viúva. 

Dados recolhidos na obra: Figuras Ilustres de Castelo Branco”, de Manuel da Silva Castelo Branco,
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESCOBRINDO CASTELO BRANCO ANTIGO – (VI)

  Esta é uma imagem que irá deixar muita gente a coçar a cabeça e a interrogar-se, sobre o local onde este edifício tinha poiso na terra...