Confesso que ainda hoje não consigo compreender a razão que leva alguns albicastrenses, a chamarem docas a um local que durante séculos teve (e continua a ter), o nome de Devesa.
A
minha estranheza e ainda maior, por não existir qualquer fundamento para tal coisa, podendo até afirmar, que compreenderia esta coisa de chamar a um local um nome que não tem, se o novo
nome, pretendesse homenagear alguém que tivesse engrandecido ou prestigiado a
terra albicastrense.
Muitas
foram já as vezes que ao ouvir da boca de amigos meus a designação de docas, lhes ter
dito: Devesa!
Muitas
foram já as vezes que ao ler no facebok a designação docas, escrever um
comentário dizendo: Devesa, meu amigo!
Contudo
hoje ao passar na rotunda da McDonald's, fui surpreendido com o placar que ilustra este poste. Aos responsáveis pela iniciativa do Natal Branco dou os
parabéns pela iniciativa e ao mesmo tempo, por não se deixarem ir na onda de um
nome que nada diz à terra albicastrenses.
O Albicastrense
O Albicastrense
Como leigo nestas coisas porque motivo se chama devesa as docas ou docas a devesa? Nomes diferentes com origem em tempos diferentes docas ou devesa não será a mesma coisa, será que devesa homenageia algo ou alguém? para mim e como para tantos outros tanto faz... A vida é uma constante mudança...
ResponderEliminarCumprimentos
Caro anónimo.
EliminarAntes de mais o meu bem-haja pelo seu comentário. Quanto ao que diz no seu comentário, estou completamente de acordo com a sua última frase: “A vida é uma constante mudança...”
Qual a razão que leva os albicastrenses a chamar Devesa às Docas ou vice-versa, pergunta você! Eu sei por que razão se chama Devesa ao local, contudo, não sei o que leva alguns albicastrenses a chamarem-lhe Docas. Desculpe a franqueza, mas tenho para mim que se trata de um autêntico disparate, pois o local continua a chamar-se Devesa.
Diz o meu amigo que o nome tanto faz. Eu pergunto. Vamos supor que o meu amigo se chama João, estará certo eu chamar-lhe Luís?
Mais uma vez o meu bem-haja pelo seu comentário.
Abraço
António Veríssimo Tanto quanto sei a designação inicial "docas secas" foi introduzida por alguns iluminados que pretenderam associar a designação às Docas de Alcântara e Santos em Lisboa, como locais de diversão. E não comento mais. Um abraço
EliminarTé Costa
ResponderEliminarEstou plenamente de acordo DEVESA (DOCAS o mesmo acontece com Av marechal Carmona e Av 28 de Maio separem as coisas historia é historia !!Muitas av novas que podiam levar esses nomes novos!!
(Comentário feito no facebook).
Maria Teixeira
ResponderEliminarVerdade SEMPRE Devesa (há uma placa na escadaria) Onde está escrito Devesa
(Comentário feito no facebook).
António Monteiro
ResponderEliminarPara mim, é devesa, será sempre devesa e nunca terá outro nome! Boa tarde.
(Comentário feito no facebook).
No dia 24 de agosto relativamente ao escrito neste blogue sobre "Devesa " transcrevo o meu comentário e para quem não saiba o que é uma " doca " consulte a NET para se instruir. que bem precisa. Para um albicastrense de gema, "DEVESA" será sempre o nome do local em causa na cidade de Castelo Branco.
ResponderEliminarJoaquim Baptista22:37
Boa noite.
Ora no local em causa não há nem parece ter havido uma linha de água que permita ou tenha permitido a presença ali de barcos. O local foi e será sempre a DEVESA quer alguém queira ou não.
Se algum dia ali aparecer um barco ele será de papel que uma criança levará para brincar no hipotético lago formado pelo repuxo ali existente.
Quem tiver dúvidas do que é uma doca consulte um dicionário ou a NET que é mais fino..
" DEVESA " sempre.
JJB
Amigo Boptista.
EliminarAssino por baixo este seu comentário.
Abraço e um feliz natal.
Pois na verdade nem uma uma coisa nem outra.
ResponderEliminarCampo Mártires da Patria foi e é o verdadeiro e legítimo nome deste espaço. Quem lhe chamou Devesa não é melhor ou pior do quem lhe chamou Docas.
Tal como não há por ali água que justifique as dicas, também não há por ali terreno de pasto, arvoredo ou árvores de rendimento que justifique o nome de Devesa.
Amigo anónimo.
EliminarTocou no ponto fulcral da questão, o nome de devesa vem realmente do que diz.
O local que hoje conhecemos como devesa, está citado nas velhas atas municipais, (atas centenárias), como o local que ficava fora da cercadura das muralhas. Local onde a população de Castelo Branco colocava os seus animais a pastar e, ali os criavam.
O nome de devesa mantém-se à séculos, e mesmo quando batizaram o largo de, Campo Mártires da Pátria, colocando lá um monumento dedicado aos mortos da primeira guerra mundial, a maioria dos albicastrenses continuou a chamar-lhe devesa. Porem, quando o monumento foi retirado do local e colocado no cemitério local, o nome desapareceu completamente da mente dos albicastrenses.
Recentemente o referido monumentos foi colocado na urbanização que fica de trás da Sé.
Terminava este minha pequena nota dizendo-lhe que oficialmente o atual nome do local, é devesa. Se tiver dúvidas, recomendo que dê por uma vista de olhos pelo local para ver as duas placas ali existentes. Placas colocada ali pela nossa autarquia quando da requalificação desta zona.
Independentemente da justeza ou não seu comentário sobre este assunto, agradeço a sua insistência, pois ele demonstra interesse da sua parte pela terra onde nasceu.
Abraço