sábado, junho 08, 2024

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

O BUSTO DE VAZ PRETO

No dia dois de junho de 1920, foi colocada no antigo passeio público, (Centro Cívico), a primeira pedra do que havia de ser um monumento erigido em memória do conselheiro Vaz Preto, a cuja influencia política, junto do Rei D. Carlos, se ficou a dever a passagem por Castelo Branco, da linha-férrea da Beira Baixa. Porém, dado que as dimensões do busto em bronze não estavam proporcionadas à vastidão da praça do Município, em 1943 a edilidade municipal decidiu colocar o monumento no Largo da Sé. 

Já neste milénio, o busto que tinha destaque no largo da Sé, foi apeado do seu enorme pedestal, para ir para um pedestal menor. Resta acrescentar que a construção do busto de Vaz Preto, se fez por subscrição pública.


PS. A recolha dos dados históricos é de José Dias. A compilação é de Gil Reis e foram publicados no Jornal” A Reconquista

O ALBICASTRENSE

1 comentário:

  1. Anónimo19:44

    Caro António Veríssimo. Obrigado pelo trabalho que faz por Castelo Branco. A maioria dos albicastrenses não tem noção da grande personalidade que foi Manuel Vaz Preto Geraldes no século XIX. A sua ação foi muito mais além do caminho-de-ferro que defendeu desde a década de 1860, muito antes de D. Carlos nascer. Foi um político notável de dimensão nacional. Teve uma vida parlamentar longuíssima e uma grande influência política, tendo mesmo um grupo político fiel: os pretos. Ele, com o seu grupo, onde pontificava Pinheiro Chagas, foi decisivo no apoio a alguns governos do Partido Regenerador. É pena que a cidade não lhe dê um destaque de acordo com a sua dimensão.
    Abraço
    Nuno Pousinho

    ResponderEliminar

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...