O BUSTO DE VAZ
PRETO
No dia dois de
junho de 1920, foi colocada no antigo passeio público, (Centro Cívico), a
primeira pedra do que havia de ser um monumento erigido em memória do
conselheiro Vaz Preto, a cuja influencia política, junto do Rei D. Carlos, se
ficou a dever a passagem por Castelo Branco, da linha-férrea da Beira
Baixa. Porém, dado que as dimensões do busto em bronze não estavam
proporcionadas à vastidão da praça do Município, em 1943 a edilidade municipal
decidiu colocar o monumento no Largo da Sé.
Já neste milénio, o busto que tinha destaque no largo da Sé, foi apeado do seu enorme pedestal, para ir para um pedestal menor. Resta acrescentar que a construção do busto de Vaz Preto, se fez por subscrição pública.
PS. A recolha dos dados históricos é de José Dias. A compilação é de Gil Reis e foram publicados no Jornal” A Reconquista”
O ALBICASTRENSE
Caro António Veríssimo. Obrigado pelo trabalho que faz por Castelo Branco. A maioria dos albicastrenses não tem noção da grande personalidade que foi Manuel Vaz Preto Geraldes no século XIX. A sua ação foi muito mais além do caminho-de-ferro que defendeu desde a década de 1860, muito antes de D. Carlos nascer. Foi um político notável de dimensão nacional. Teve uma vida parlamentar longuíssima e uma grande influência política, tendo mesmo um grupo político fiel: os pretos. Ele, com o seu grupo, onde pontificava Pinheiro Chagas, foi decisivo no apoio a alguns governos do Partido Regenerador. É pena que a cidade não lhe dê um destaque de acordo com a sua dimensão.
ResponderEliminarAbraço
Nuno Pousinho