TESOUROS DA TERRA ALBICASTRENSE
😍 😎 😌 😋 😊 😐 😑
A Ermida da Nossa Senhora de Mércoles, é sem qualquer dúvida, uma das mais preciosas pérolas da terra albicastrense.
BEM – VINDOS A UM BLOGUE LIVRE DE OPINIÕES SOBRE CASTELO BRANCO, SEJAM ELAS BOAS OU MÁS. O BLOGUE É DE TODOS E PARA TODOS OS ALBICASTRENSES…
O ALBICASTRENSE
"QUEM DE VIU, E QUE TE VÊ !".
😝 😞 😠 😡 😣 😤 😥
Ao mostrar no passado sábado o Jardim do Paço a um amigo que veio visitar Castelo Branco, não pude deixar de olhar para o corredor situado nas traseiras do museu, corredor por onde eu entrava quando trabalhava no museu Francisco Tavares Proença Júnior. As imagens captadas por mim, mostram uma Lápide Sepulcral Biface encostada ao muro do jardim, lápide que esteve exposta no nosso museu entre 1972 e 1998 (imagem número 1), e que atualmente está abandonada no Corredor exterior do museu.
Ou
seja, utilizaram a outra face da lápide de D. Joana, para lá escreverem os dados referentes
ao segundo utilizador da pedra tumular. Desgraçada
terra albicastrense que tão poucos dignos filhos tens, nem a lápide tumular de
ilustres albicastrenses, sabem proteger e cuidar.(Desenhos de A. Russino)
ALGUMAS NOTAS
SOBRE ANTÓNIO RUSSINHO
(Pintor e animador cultural albicastrense)
(Nasceu em Castelo Branco em data que não consegui descortinar).
A 20 de Outubro de 1899, sai de Portugal com destino a Inglaterra onde ingressa no colégio de Arreton Vicarege, na ilha de Wight.
Um mês depois volta a Davos com novos sintomas da doença, em Abril de 1913 escreveu ao Presidente da Republica Francesa, Raymond Poincaré, a dar-lhe conhecimento de um projeto com inovações para um navio de guerra. Em Maio, não suportando mais o ambiente de Davos, mudou-se para Lousanne e a 8 de Junho remeteu para a Chancelaria Particular do Imperador da Rússia uma carta dando-lhe conhecimento do projecto, anteriormente apresentado ao Presidente Francês. Os Russos pediram mais detalhes ao que respondeu com algumas indicações isentas de pormenores técnicos. Nunca recebeu resposta.(Continuação) IV - “ Todas estas diligências que fiz e respeito que me deu o Reverendo Prior de S. Tomé desta cidade, juro passarem na ...