BEM – VINDOS A UM BLOGUE LIVRE DE OPINIÕES SOBRE CASTELO BRANCO, SEJAM ELAS BOAS OU MÁS. O BLOGUE É DE TODOS E PARA TODOS OS ALBICASTRENSES…
quarta-feira, março 09, 2022
PRESIDENTES DA AUTARQUIA ALBICASTRENSE AO LONGO DOS TEMPOS.
LISTA DE TODOS OS PRESIDENTES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO
sábado, março 05, 2022
O PASSADO E O PRESENTE - (XVIII)
quinta-feira, março 03, 2022
O PASSADO E O PRESENTE - (XVII)
O ALBICASTRENSE
terça-feira, março 01, 2022
EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXLIX
A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes)
(Continuação)
Vem a seguir a sessão de 5 de Abril.
Foi presente uma provisão do Desembargo do Povo, para que a Câmara se pronunciasse sobre um requerimento de Joaquim José Mendes Fevereiro, no qual solicitava a graça de lhe ser concedida “a propriedade exclusiva da Barca do Tejo no Porto de Malpica”
A Câmara informou que a Barca tinha sido queimada em 1809, para que dela não pudesse utilizar-se o inimigo, mas que, em suma, outra barca podia fazer-se e o requerente merecia ser atendido no que pedia pagando á Câmara por ano quatro mil réis, como dantes pagava.
Vimos que a carta régia, de que constavam os nomes dos vereadores e procuradores do concelho que haviam de servir durante o resto do ano de 1811 e dai em diante ainda até ser, substituídos, foi aberta na sessão da Câmara que se realizou no dia 26 de Março.
Até então, era praxe invariavelmente aparecer os novos vereadores a tomar posse no próprio dia em que era lida a carta régia, mas desta vez não sucedeu assim: só no dia 6 de Abril é que apareceram a tomar posse e a juramente os vereadores “José da Silva Castelo-Branco, Fernando da Costa, o moço e o procurador do Concelho Fernando José de Carvalho”, e estes porque “foram chamados a Câmara”. Quando ao outro vereador, que era Francisco José Freire de Carvalho Falcão, o caso era outro: não esteve para se meter em trabalhos e mandou ao juiz de fora um ofício que não deixa de ser interessante e por isso o transcrevemos na íntegra.
O homem achava que a sua idade, moléstia e o desarranjo em que andava com a família, com o contrapeso de viver na sua casa de Castelo Bom, que ficava fora da Comarca, nos últimos quatro anos, bastavam para o dispensar de se meter em trabalhos de vereador; mas à cautela foi ainda invocando o seu “regimento das Caudelarias”, que o desobrigava de todo o cargo civil, politico e militar.Palavras. O caso era outro. Os tempos corriam bicudos, os franceses ainda estavam por aqui perto e o mais seguro era andar por lá á vontade, quer na sua casa de Castelo Bom, que ficava “fora desta Comarca”, quer no Monte da Farropa, que ficava cá dentro da Comarca, mas um pouco fora do caminho que os franceses podia trilhar.Os vereadores disseram a respeito do ofício “o declarado não é da competência desta Câmara”, mas ele foi-se deixando ficar por lá.Nesta sessão foi ainda nomeado para “Depositário dos Novos Direitos da Comarca e papel selado” António Robalo.(Continua)Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais”.O que acabaram de ler é uma transcrição, doque foi publicado na época.O Albicastrense
sábado, fevereiro 26, 2022
O PASSADO E O PRESENTE - (XVI)
As duas imagens desta publicação, foram ambas captadas
por mim. A mais antiga foi captada na década de 90 do passado século, a
mais recente, foi captada esta semana de propósito para esta publicação.
Ao olhar para a imagem mais antiga, não pude deixar de
pensar na antiga taberna que tinha residência bem perto deste portão, taberna onde por vezes ia beber
com o meu irmanar António, uma boa pinguinha. Confesso que tenho muitas saudades da taberna da Quinta Nova e do meu irmão.
Estas publicações nunca seriam possíveis, sem as antigas imagens da terra albicastrense. O meu bem-haja (a título póstumo), a todos aqueles que ao longo das suas vidas captaram estas fantásticas imagens. Pois sem eles, nunca saberíamos como era a terra albicastrense no passado.
O ALBICASTRENSE
As duas imagens desta publicação, foram ambas captadas
por mim. A mais antiga foi captada na década de 90 do passado século, a
mais recente, foi captada esta semana de propósito para esta publicação.
Ao olhar para a imagem mais antiga, não pude deixar de pensar na antiga taberna que tinha residência bem perto deste portão, taberna onde por vezes ia beber com o meu irmanar António, uma boa pinguinha. Confesso que tenho muitas saudades da taberna da Quinta Nova e do meu irmão.
sexta-feira, fevereiro 25, 2022
O PASSADO E O PRESENTE - (XV)
As duas imagens desta publicação, dizem-nos que independentemente de haver cerca de 113 anos entre elas, facilmente qualquer albicastrense identificava o local se lhe mostrassem apenas a imagem mais antiga.Estas publicações nunca seriam possíveis, sem as antigas imagens da terra albicastrense. O meu bem-haja (a título póstumo), a todos aqueles que ao longo das suas vidas captaram estas fantásticas imagens. Pois sem eles, nunca saberíamos como era a terra albicastrense no passado.O ALBICASTRENSE
quarta-feira, fevereiro 23, 2022
TOPONÍMIA ALBICASTRENSE.
RUA DO MATADOURO
O jornal "Noticias de Beira", de política contrario à Câmara, que era progressista, louvou contudo a iniciativa (29-5-1904).
Cresci a pouco mais de cem metros do antigo matadouro, por ali vagueei enquanto criança e jovem. Das muitas recordações que tenho do matadouro, a mais marcante é, que em determinado dia da semana eu ia lá buscar sangue dos animais que eram abatidos, sangue que a minha mãe utilizava para fazer batatas guisadas.
TRISTEZAS DA TERRA ALBICASTRENSE
TRISTEZAS DA MINHA TERRA- (V) 😡 😠 😟 😞 😝 😜 😛 Recentemente ao passar na rua Vaz Preto, como vi a porta que a muralha tem aberta, ...
-
LISTA DE TODOS OS GOVERNADORES CIVIS DE CASTELO BRANCO: (1835 - 2011) O Governo Civil, em Portugal. foi um órgão da administração públic...
-
" PATRIMÓNIO DA TERRA ALBICASTRENSE " O texto sobre o bordado de Castelo Branco que vão ler a seguir é, da autoria de...
-
EU SÓ QUERIA ENTENDER.... Volto a um assunto que já aqui abordei várias vezes, estou a fazê-lo novamente porque ao passar hoje pe...