sábado, setembro 09, 2006

ANTIGO QUARTEL DA DEVESA

No dia dois de Maio de 1844 foi decretado que o regimento de Cavalaria nº 8, ficasse sob o comando do Coronel Joaquim Teixeira Martel. Este oficial em Junho de 1850, foi promovido a General de Brigada e em 1870, foi agraciado pelo Rei D. Luís, com o título de Conde de Castelo Branco.
Foi ao Coronel Teixeira Martel que se ficou a dever a construção do Quartel de Cavalaria, que se erguia na devesa, onde se manteve até 1911.
Em 1939 foi de novo instalado em Castelo Branco, onde se manteve até 1975, ano em que foi extinto.

Ps. Os dados históricos desta rúbrica são da autoria de Gil Reis e são publicados no Jornal ”A Reconquista”.

O Albicastrense

9 comentários:

  1. ùltimo post e 1º coment, bem sei que o Castelo não é Branco, mas chegar 1º ao quartel do que ao castelo, para quem se intutila albicastrense é 1 bocado estranho!...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:42

    caro senhor verissimo, eu vivi em castelo branco de 1973 a 1982. Desde entao nunca mais la fui e a cidade deve estar muito mudada.Eu vivo no estranjeiro mas tenho procurado na net saber como vao as coisas por ai, e o seu blog e um dos unicos sites de castelo branco, e com fotos para me fazer recordar o tempo que vivi ai. Continuarei a dar uma espreitadela no seu blog.Keep up the good work

    ResponderEliminar
  3. A associação outrem de castelo branco quer lançar centenas de garrafas de plástico com mensagens ambientalistas aos rios da região. (é mesmo verdade! - podem confirmar em www.reconquista.pt) isto merece que todos aqueles que defendem o ambiente e a nossa região se manifestem contra este atentado ambiental. podem enviar mails de protesto para reconquista@reconquista.pt e para outrem@rvj.pt

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo
    A cidade está realmente muito mudada e para melhor felizmente. Quanto às fotografias de Castelo Branco, fico muito feliz por saber que o fazem recordar tempos passados. Elas iram continuar a sair nesta página, pois é uma forma de dar vida as palavras.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:05

    Essa das garafas de plástico é o máximo.
    O chefe da dita outrem não é vereador da Câmara pelo PS muito dado a 'ambientes' subsidiados?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:57

    Caríssimo Autor
    Joaquim trigueiros Martel, e não Joaquim Teixeira Martel ...

    ResponderEliminar
  7. Será possivel enviar-me uma foto do Quartel de Castelo Branco (antigo Convento)que era da arma de Infantaria e onde prestei serviço militar como Aspirante desde Jan.º a Out.1961?

    Muito grato ficarei.
    Antero Leite
    E-mai: acer.geral@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Sr Verissimo,

    Ando à procura de familiares que tenham frequentado este quartel nos seus inícios. Será que me pode ajudar a aceder às listas (caso existam) das pessoas que por aí passaram? Gostaria de falar consigo em privado, o meu mail é gabriela.tavares1@gmail.com
    Obrigada, Gabriela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá D. Gabriela. Sou leitor do blog, também. E também eu ando à procura das benditas listas ainda sem sucesso. Caso as encontre, ou outra informação pertinente, eu lhe darei notícia. Agradeço desde já se puder fazer o mesmo por mim. Ao sr. Veríssimo também deixo o mesmo pedido e o meu abraço. palavras.henrique@gmail.com

      Eliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...