quinta-feira, março 27, 2008

OS NOSSOS JORNAIS

“Acção Regional”

(1924 – 1931)

No nota editorial, da sua primeira edição, (que aqui coloque à disposição dos mais curiosos), pode ler-se um texto com o seguinte titulo; “Em poucas palavras”.
Curiosamente 83 anos após a saída da primeira edição, atrevia-me a dizer que muito do que é dito neste editorial, ainda hoje serviria de argumentação para o lançamento de um novo jornal na nossa cidade.
Ao folhear as edições dos anos de 1924 e 1925 deste jornal, fiquei deveras surpreendido com a qualidade jornalística, deste antigo semanário albicastrense.

Um breve resumo histórico deste semanário.

Apareceu à luz do dia a 11 de Dezembro de 1924. Era seu editor e director, Manuel Pires Bento e entre os redactores principais, figurava José Lopes Dias.
Era propriedade do “Grupo de Acção Regionalista”, a 20 de Janeiro de 1927 no número 108, auto suspendeu-se por entrar em contencioso com a comissão de censura distrital.
O número 109 ressurgiu a 15 de Dezembro de 1927, com o seguinte estatuto redactorial:

Servir o país, de um modo geral, e em especial para defender e promover os interesses da Beira Baixa e do Distrito de Castelo Branco”.

A sede da administração deste jornal, situava-se na rua Almirante Reis, nº 30 em Castelo Branco, inicialmente era composto e impresso na tipografia Pessoa do Fundão.
A partir do nº 145 passou a ser composto e impresso na tipografia Portela Feijão. Em 1931 encerrou portas, sem nunca se desviar da sua feição regionalista.

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...