terça-feira, novembro 18, 2008

A Velha Muralha Albicastrense




Após algum marasmo, as obras de recuperação da velha muralha albicastrense, avançam a bom ritmo.
Estas obras, são um passo importante na recuperação física do que resta da velha senhora, porém, a este restabelecimento deveria seguir-se o seu reconhecimento histórico.
Aos responsáveis pela nossa autarquia, lançava aqui o seguinte desafio; Senhor presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, a recuperação da velha muralha é fundamental… mas explicar aos albicastrenses de hoje e aqueles que nos visitam, a nossa historia é tão ou mais importante.
A afixação na praça Postiguinho de Valadares de um painel didáctico onde fossem colocadas as imagens sobre a nossa muralha, que Duarte d’Armas desenhou e publicou no seu; “Livro das Fortalezas - 1505“, seria em meu entender, a melhor homenagem que os albicastrenses de hoje poderiam fazer aos de ontem, assim como às próximas gerações.
O mesmo painel poderia ainda conter dados históricos sobre a fundação da velha vila albicastrense, e alguns nomes ligados a essa fundação.
O Albicastrense

3 comentários:

  1. é bom saber que, finalmente!, estão a zelar pelo nosso património... abraço de um albicastrense atento e novo no mundo dos blogs ;)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:28

    Concordo consigo. Não basta recuperar o património, se depois este não é "transmitido", divulgado, para usufruto de todos. O que mais me incomoda é quando visito uma localidade e, passo por um edifício ou uma estrutura interessante e não sei o que é. Tudo bem, pode ser particular. Mas e as igrejas/capelas fechadas, sem nenhum elemento que as identifique.
    Acho que vi esse tipo de informação num pueblo espanhol e achei muito interessante. Pode-se fazer isso sem invadir a privacidade de ninguém.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:03

    e será que vai ser livre passear pela muralha ??
    entrar-se pelo património ( drºAbrunhosa) e sair na rua mouzinho magro ?
    vamos ver se os turistas têm sorte ??
    e nós claro
    se os ricos poderosos deixarem e nosso edil também
    se não temos de meter requerimento assembleia municipal ao drºValter Lemos ?

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...