domingo, dezembro 19, 2010

OS NOSSOS ARTISTAS



Para adoçar os olhos nesta época tão difícil aos visitantes deste blogue, nada mais apropriado que mostrar aqui algumas bonitas imagens da nossa cidade.
Falta acrescentar que estes postais fazem parte de uma bonita colecção de oito e, que foram editados na década de oitenta, pela “falecida” papelaria Semedo. Sendo autor dos desenhos António Russinho.
ALGUMAS NOTAS SOBRE ANTÓNIO RUSSINHO
(Pintor e animador cultural albicastrense)
Nasceu em Castelo Branco em data que não consegui descortinar. Estudou em Lisboa onde conviveu com homens ligados à cultura do seu tempo. Criou com Norberto Correia, a "Grei Lusitana", que reúne colegas de várias Faculdades e que desenvolve um programa de actividades culturais. Na nossa cidade cria o Círculo de Educação e Cultura e ensinou em várias escolas da cidade. Em 1952 cria aquilo que viria a ser a menina bonita dos seus olhos, a "Pró Arte". Instituição que ao longo de trinta anos, terá realizado na nossa cidade, mais de 150 concertos.
Foi colaborador de vários jornais da nossa região e vereador da Câmara Municipal da nossa cidade. Em 1985, António Russinho realizou no Liceu de Castelo Branco uma exposição que tinha como tema "As 4 Estações do Ano", (guaches) e "Castelo Branco - cidade" (lápis).
António Russinho foi galardoado em 1 de Outubro de 1989, com a medalha de Mérito Cultural. Na casa onde viveu na praça Camões, está hoje instalado o Arquivo Distrital. Morreu na década de 90 do século XX (data que desconheço). António Russinho tem hoje na Quinta Pires Marques, uma rua com o seu nome.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Informação:
    O António Russinho, enquanto solteiro, residiu com os pais na Rua das Olarias,no prédio que fazia canto com o edifício dos CTT e que foi demolido para recuperação da muralha.Cidadão que conheci muito bem,tal como o pai e irmão. Pessoas muito repeitadas na cidade.
    Enquanto professor também,em sua casa, dava explicações de matemática e eu fui um dos que as recebi,nos anos 50.
    Um abraço
    JJB

    ResponderEliminar
  2. Amigo JJB.
    Bem-haja pela sua informação.
    Desconhecia por complete a informação que aqui nos deixou.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo JJB.
    Mais uma vez Bem-haja.
    Um braço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:02

    Boa noite
    Onde se podem adquirir atualmente esses postais do professor Russinho?

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...