quarta-feira, março 23, 2011

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - XLIV


A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.
(Continuação)Sessão do dia 18 de Agosto:
Mais determinarão que visto a grande necessidade que há de se concertar a arraya no citio da Ponte do Payo Longo pello prejuizo que os gados cuazam à folha do feijam e podem cauzar à folha do pam no anno próximo segundo tendo este mesmo concerto alem de muito necessário sido requerido pellos lavradores desta cidade que feito hua rellação de todos os lavradores que tivessem carro fossem notificados para que no termo de quinze dias puzessem dez carradas de pedra cada hum no dito citio ficando obrigados a repetir em sendo necessário ou hum dias cada hum. E outro sim se determinou que medidas as Braças de parede que nescessita de ser concertada se puzesse em prassa para se a rematarem”.
Este transporte de pedra para o sitio em que era preciso emprega-la em serviço do município, obrigatoriamente e “a seco” era qualquer coisa como a finta braçal que veio depois, que hoje existe ainda com o nome de imposto de trabalho ou coisa parecida, com a diferença de que hoje a paga a dinheiro. Ainda nesta sessão houve mais alguma coisa, que a acta diz assim:
Mais determinarão se puzesse em pregão na praça a Guarda da folha dos milhos e feijoes para se a rematar na forma do antigo custume”.
A Câmara obrigava os lavradores “que tivessem carro” a levar-lhe de graça a pedra para o sitio em que dela precisava, mas em paga punha-lhe guardas na folha do milho e dos feijões. Mas ainda os vereadores se não focaram por aqui. A acta desta sessão de 18 de Agosto reza assim:
Tão bem determinou nesta vereação que de cada caza hua pessoa fosse obrigada a limpar as fontes a saber, o Tanque da Graça, Pequeixada, Fonte da Devesa, Fonte do Tostão, e nova com pena de hum tostão aplicado para a mesma limpeza, hindo pessoa capaz de trabalhar que retirarão o entulho para longe”.
E por aqui se ficaram nesta sessão. Vamos lá, que nem sempre os vereadores trabalharam com tão boa vontade.
(Continua)
PS. Mais uma vez informe os leitores dos postes “Efemérides Municipais”, que o que acabou de ler é, uma transcrição fiel do que foi publicado nos jornais citados no início deste post.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...