quinta-feira, julho 26, 2012

COLCHAS DE CASTELO BRANCO


SIMBOLOGIA - VI

São conhecidos e corretamente empregados os símbolos, que aparecem nas colchas de Castelo Branco. 

UVAS E GAVINHAS OU “ABRAÇOS”

O cacho de uvas ou os bagos separados dele, simbolizam fartura a par dos bagos da romã e do fruto inteiro.
Quer da pluralidade, representada na frutificação e transformação da uva no vinho. 
Como os bagos de romã, e no mesmo dia; as uvas – passas de uvas ou as uvas conservados – gozam do condão de atrair abundância à casa e prosperidade à família.
Os enleios, “abraços” ou gavinhas de videira, porque apertam o esteio e ajudam os ramos novos, criaram por analogia o símbolo amoroso, que os nomes populares revelam: abraços. Também este aparece nos bordados das colchas de Castelo Branco.
(Luís Chaves)

O Albicastrense

3 comentários:

  1. Caro Veríssimo,
    Quero registrar a minha satisfação em ler seus posts sobre o bordado de Castelo Branco. Sou Brasileiro, filho de portugueses, e atualmente me dedico ao estudo dos bordados e demais artes têxteis que foram trazidas e disseminadas no Brasil pelos imigrantes. Confesso que só hoje tomei conhecimento do Bordado de Castelo Branco e fiquei fascinado com a riqueza de simbólica presente nas colchas das "raparigas apaixonadas". Ao mesmo tempo, triste por constatar que um tesouro tão valioso esteja à mercê de interesses tão questionáveis. Quero que saiba que é tal e qual aqui no Brasil, onde a cultura popular vive à mingua e o resgate do patrimônio cultural quase nunca é tido como essencial... Mas acredito nas viradas e, certamente acontecerá com o Bordado de Castelo Branco. Aproveito a oportunidade para fazer uma pergunta: como posso ter acesso à relação pontos utilizados neste tipo de bordado? Li algo sobre ponto a frouxo, ponto cadeia etc, mas não consegui nada mais sistematizado. Você teria como me auxiliar nesta pesquisa? Desde já agradeço.
    luiz vaz
    LVAZ@GLOBO.COM

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Vaz.
    Sobre pontos ou motivos do bordado de Castelo Branco, o melhor que posso fazer é indicar-lhe o melhor local para encontrar os dados que procura.
    No Museu Francisco Tavares Proença Júnior, funciona (por enquanto), uma Oficina-Escola de bordados de Castelo Branco, local onde ainda se confeccionam os referidos bordados.
    Contacte o Museu através de email, e peça informações sobre os pontos e motivos uma vez que esta instituição conta no seu quadro de pessoal, com três bordadeiras.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Veríssimo, obrigado pela resposta. Entrarei em contato com eles. abraços. Luiz

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...