quarta-feira, dezembro 26, 2012

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - LXIX

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940. A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.
(Continuação)
Na sessão de 29 de Março de 1794. Sessão sem importância de maior. Foram eleitos para procuradores do povo da cidade Francisco da Fonseca Coutinho e Castro e o Dr. José Esteves Povoa, foi escuso de cobrador da sisa em Alcains, Manuel Duarte Trindade Tirante e nomeado para o substituir Luís da Costa; também mandaram passear Manuel Martins Más-barbas que duas semanas antes tinha sido nomeado cobrador do subsidio literário e substituíram-no por António Pereira da Silva.
E com isto deram por finda a sessão, “e por haver mais que despachar”.
A sessão seguinte realizou-se em 9 de Abril e a respectiva acta reza assim:

Nesta vereação por se acharem suspensos os actueas Juizes do lugar de Monforte nomearam em seu lugar para continuarem a servir no prezente anno Manuel Giraldes Coelho e António Frz Torneyro e mandarão fossem notificados para virem tomar juramento: E para cobrador do Subsidio Literário nesta cidade nomearão a Manuel Marques Simoens e mandarão fosse avizado”.

Que teriam feito os juízes de Monforte para serem suspensos?
E a nomeação do novo cobrador do subsidio literário que tal lhes parece?

Em sessão de 15 de Março nomeiam o famoso Más-barbas; em sessão de 29 do mesmo mês põem com dono o Más-barbas e nomeiam António Pereira da Silva; em sessão de 9 de Abril, sem fazerem a mais leve referencia ao Pereira da Silva, aparece nomeado Manuel Marques Simões.
Até parece que vereadores à falta de melhor ocupação, se entretinham a brincar aos cobradores.
(Continua)
PS. Mais uma vez informe os leitores dos postes “Efemérides Municipais”, que o que acabou de ler é, uma transcrição fiel do que foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...