terça-feira, fevereiro 09, 2016

RELÍQUIAS DA TERRA ALBICASTRENSE

 VELHOS CATÁLOGOS 
 DE 
CASTELO BRANCO  

Catálogos editados pela autarquia albicastrense em 1953 e encontrados mim, perto de um contentor do lixo.  



     
ALBICASTRENSE 

2 comentários:

  1. Olá,

    Primeiro de tudo queria dizer tudo o que publica está fantástico. Documentar tudo o que se passa e tudo o que existe na "comunidade" albicastrense é excelente. :)

    Eu queria mandar uma mensagem , mas só encontrei esta forma de falar consigo! Eu queria pedir-lhe ajuda em relação a uma coisa. Eu no meu tempo livre quero tentar "simular" (recriar se preferir) Castelo Branco, por volta do ano 1500, num software. Mas estou a ter alguns problemas em compreender a muralha.

    Já fiz toda a pesquisa necessária ( encontrei basicamente tudo o que preciso de saber na wikipédia ) , o meu problema é: Queria saber onde todas as portas se localizam.

    Aqui está uma imagem de eu a fazer um rascunho por cima de uma print screen que fiz do Google Earth! http://i.imgur.com/OySPpj1.png

    PS: Já vi o retrato do Livro das Fortalezas e o retrato feito nos azulejos, por isso é que não compreendo algumas partes da muralha :p

    ResponderEliminar

  2. Caro João Alves
    Antes de mais o meu bem-haja pelas suas palavras. Quanto ao que me pede posso dizer-lhe o seguinte:
    Manuel Tavares dos Santos no seu livro, “Castelo Branco na História e na Arte” diz que inicialmente as portas eram sete.
    A de Santiago, ao norte, a da Vila, a do Espírito Santo, a do Ouro, a de Santarém, a da Traição, a do Esteval.
    Mais tarde foram para facilitar a população foram abertas mais três: A do Relógio, a do Postigo e Postiguinho de Valadares.
    Para saber mais sobre estas portas recomendo-lhe a leitura do referido livro que pode consultar na nossa biblioteca.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...