sexta-feira, junho 11, 2021

VELHAS IMAGENS DA TERRA ALBICASTRENSE

PÉROLAS DO PASSADO. 

(Imagem pintada e restaurada por Veríssimo Bispo)

A imagem aqui publicada, terá sido captada entre a década de trinta e quarenta do passado século. Quanto à pergunta habitual sobre o local, desta vez parece-me desnecessário, pois, o edifício que pode ser visto na imagem é demasiado conhecido dos albicastrenses.

Muito gostaria eu de aqui deixar o nome de quem captou esta bonita pérola, porém, tal não é possível. Fosse quem fosse o homem que a captou,  este albicastrense não pode deixar de agradecer.
O ALBICASTRENSE

9 comentários:

  1. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    Lembro-me do final da década de quarenta e o local já não tinha este aspecto. Já havia casetas bem arranjadas e com muito movimento: o Menino Jesus, a Adelaide das Louças, o João Valente, a Frutaria Lisbonense, os Irmãos Unidos, etc.
    Comentário feito no facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo como seu texto. A foto será muito mais antiga. Creio que também existia o Esporeta.

      Eliminar
    2. António Veríssimo Bispo
      Poderá a imagem ter sido captada nas décadas 20/30 do século XX?

      Eliminar
  2. António Félix
    Foto espectacular.
    Com este aspecto não conheço nenhuma foto.
    Parabéns a quem tem este tesouro.
    Comentário feito no facebook.

    ResponderEliminar
  3. Manuel Arcos
    A fotografia é muito antiga, se é dos anos 30 ou 40 não sei, mas por aí andará. O sumptuoso edifício é na verdade o Governo Civil e o que se segue foi a Junta Autónoma de Estradas . Por aqui exerceu a sua actividade o Sr. Homero Graça, pessoa muito conhecida em Castelo Branco (já falecido). A escadaria fazia a ligação da Rua D. Jorge da Costa com a via circulante que ligava ao passeio verde. Mais direi que o muro branco do lado esquerdo da escadaria era um espaço onde se vendiam as melhores melancias, e a porta aberta servia de apoio. Do lado direito da escadaria aparece uma entrada da praça velha com colunas. Por aqui era o local da venda de cestos de maçãs. Era neste lugar que as pessoas de menos posses compravam restos de cestos de maçãs. Lembro-me muito bem destes negócios. Teria mais para dizer, pois foi neste local que nasceu a emblemática praça toda ela de metal. Para terminar e quanto ao artista da fotografia avanço com dúvidas para foto Ceia, foto Barata ou para o fotógrafo Albano na Rua Rei dos Mares.
    Um abraço.
    Comentário feito no facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Manue
      Mais uma vez muito bem-haja por esta fantástica lição de história sobre um local da terra Albicastrense.
      Abraço

      Eliminar
    2. Joaquim Baptista
      António Veríssimo Bispo Aconstrução das casetas começou em 1935/36 segundo foto que consta no livro O Programa Polis em Castelo Branco na pag 204, livro esse que possuo. A Praça metálico começou a ser construída em 1891. Ver mesmo livro pag 193.
      Comentário feito no facebook.

      Eliminar
  4. Adelino Lopes
    Nasci na Rua Rei Mares no ano 1942,e lá vivi até ao ano de 1966,e não me consigo lembrar de um Fotografo de nome Albano.A idade não perdoa.
    Comentário feito no facebook.

    ResponderEliminar
  5. Alvaro Barreiros
    Em 57 tinha as escadas e a cazeta do lado direito e debaixo das escadas vendiam-se melancias.
    Comentário feito no facebook.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...