segunda-feira, janeiro 02, 2023

O AMOR E A MORTE... NOS ANTIGOS REGISTOS PAROQUIAIS ALBICASTRENSES – (18)

Por Manuel da Silva Castelo Branco

III Parte - Alguns Episódios da
Guerra dos Sete Anos em Castelo Branco (1762).
Dois Heróis.

(Continuação)
O marquês das Minas, reforçado com tropas do Minho e de Trás-os-Montes, sai de Almeida e recupera sucessivamente Segura, Idanha,
Zebreira, Ladoeiro, Castelo Branco, Rodão, etc. Berwick, vendo-se
ameaçado pelas tropas do marquês da Minas, abandona Portalegre e retira para Espanha. A maioria da população albicastrense refugiava-se nos montes vizinhos, temendo a rapinagem e violência dos soldados e estes, à medida que chegavam, distribuíram-se por toda a parte: casas, hospitais, igrejas, conventos, praças, fazendas, e áreas suburbanas, procurando alojamento e mantimentos.
Assento 36
 - D. Rodrigo José de Torres e Morales(41), solteiro, da Ordem de Calatrava e marquês de Matallana, tenente das Reais Guardas Espanholas de Infantaria, filho dos Ex.mos Senhores
Assento 37
 - Aos 17 dias do mês de Outubro de 1762, faleceu sacramentado D. José
 O Vig° Frei Martinho Gomes Aires.  
A margem direita : - Neste tempo entrou o exército d’El-Rei Católico nesta vila, que foi em Domingo, 19 de Setembro do mencionado ano, e nela assistiu até ao Dia de Finados (2 de Novembro).
Assento 38
- António Lopes Carapetoso, desta vila e casado com Maria Gomes Bicho, faleceu a 25 de Outubro de 1762 com os sacramentos da confissão e sagrado viático, pois os inimigos castelhanos (que se achavam nesta vila e a arruinaram e deixaram em estado miserável) o criminaram de espia do nosso exército e o mandaram enforcar na forca que levantaram na Devesa da mesma vila. E assim morreu, no sobredito dia do ano de 1762 e a favor da sua Pátria, com boa conformidade e muito cuidadoso da sua salvação, de sorte que me deixou muito consolado pela singular paciência com que se dispõs para semelhante morte.
Deixou 25 missas pela sua alma e 5 pela de seu pai e 5 pela de sua mãe. Foi sepultado na Colegiada de S. Miguel (de que era freguês) em sepultura de fábrica e teve missa, de que fiz este termo que assinei /
O Vig° Frei Filipe Gomes de Santiago.
Assento 39
 - João Hamilton, inglês e tenente do Regimento 3° das tropas inglesas, faleceu sem sacramentos, a 25.12.1762; e foi sepultado na Colegiada por provar-se diante do R do. Arcipreste que era católico. Teve missa de presente, de que fiz este termo que assinei.
O Vig° Frei Filipe Gomes de Santiago.
Assento 40
-D. Tornás de Noronha, solteiro e filho do Ex.mo Senhor D. Marcos de Noronha, conde dos Arcos e general desta província, faleceu sem testamento e com todos os sacramentos, a 30.12.1762. Foi sepultado no convento de Santo António e teve missa, de que fiz este termo que assinei.
O Vig° Frei Filipe Gomes de Santiago.
Assento 41
- O Doutor José Gomes Nunes, médico partidista, filho de Sebastião Gomes e de Catarina Nunes , primo-irmão do vigário que este escreve, faleceu com todos os sacramentos, a 17.3.1763. Fez uma disposição pia em que deixou 130 missas e foi sepultado na Colegiada de S. Miguel, a onde teve missa de presente e o oficio de 9 lições, de que fiz este assento que assinei.
O Vig° Frei Filipe Gomes de Santiago.
Comentário
Os registos acima transladados dão-nos uma ligeiríssima imagem
A maioria da população albicastrense refugiara- se nos montes vizinhos,
Depois, grande parte do contingente espanhol saiu da vila tentando sem resultado forçar a passagem para Lisboa, que lhes era barrada pelo exército anglo-luso do conde de Lippe. Assim, impedido de avançar, acossados por todos os lados e enfrentando um tempo frio e chuvoso, o conde de Aranda foi obrigado a recolher a Castelo Branco, donde retirou em ordem para o seu país e levando consigo alguns reféns.
As últimas forças invasoras saíram da vila a 2 de Novembro, deixando-a empestada e repleta de feridos, destroços e imundície. Muitos doentes acabariam por sucumbir ao contágio, como aconteceu ao filho do conde de Arcos. 
Assim, impedido de avançar, acossados por todos os lados e enfrentando um tempo frio e chuvoso, o conde de Aranda foi obrigado a recolher a Castelo Branco, donde retirou em ordem para o seu país e levando consigo alguns reféns.
(Continua) 
                                                O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (IX - Última)

"MEMÓRIAS  DE OUTROS TEMPOS" CAPELA DE S. JOÃO A primitiva construção da Capela de S. João data do século XVI. O culto de...