domingo, maio 05, 2024

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (IX - Última)

"MEMÓRIAS 
DE OUTROS TEMPOS"
CAPELA DE S. JOÃO
A primitiva construção da Capela de S. João data do século XVI. O culto de S. João e a conservação de capela estavam a cargo de uma mordomia. 
Na primeira metade do século XVIII, estando a capela muito arruinada, foi demolida e construída, num local contíguo ao primitivo, no estilo gótico barroco da época. 
Porém, em 1835 a Câmara Municipal pensou em localizar no largo de S. João um mercado diário e, com esse intuito, solicitou autorização para a mandar demolir, a autorização foi dada pelo deferimento de 25 de Setembro de 1835, porém só veio a ser demolida em 1911.
Os bens da confraria de S. João, que eram constituídos por 15 casas, 8 Chões, 9 vinhas e 14 olivais, cujos rendimentos anuais eram respetivamente de 1$920 réis, 630 réis, 1$870 réis, e 401 réis foram incorporados na da Misericórdia de Castelo Branco por ordem do rei D. Manuel I, quando este monarca a instituiu em 1515. 
Consta do livro do Tombo da Comenda de Cristo que a capela de S. João Batista tinha o comprimento de 92 palmos e meio e a largura de 29 palmos.
Recolha de dados: “Castelo Branco na História e na Arte”,
de Manuel Tavares dos Santos
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...