segunda-feira, outubro 31, 2005

CASTELO BRANCO



CASAS DA MINHA CIDADE


A partir de hoje vou incluir nesta página semanalmente algumas imagens de palacetes e casas antigas da nossa cidade, em avançado estado de degradação, contribuindo desta forma para o levantar das consciências dos responsáveis da nossa cidade. Vou começar com dois edifícios situados numa das praças mais bonitas da nossa cidade
- a praça de D. José, situada praticamente no centro da cidade mesmo ao lado do Banco de Portugal, bem merecia a referida praça ter dentro do seu espaço caras bem mais lavadas. O palacete frente ao banco de Portugal, foi construído em 1891 e serve actualmente de sede a um partido politico ( PSD) no 1º andar e no r/c está instalado uma loja, não sei a quem pertence o referido edifício, mas pela forma como é tratado quer pelo senhorio e pelos inquilinos, bem merecia novo dono e novos inquilinos. Na mesma praça mesmo ali ao lado existe outro edifício, que não sendo tão grandioso não deixa porém de ser também interessante. Construído em 1928 é hoje ocupado por alguns comerciantes, também aqui não sei quem é o proprietário, gente boa não é certamente, porque a casa bem merecia tratamento diferente.

Qual deve ser o papel da Câmara Municipal na recuperação desses edifícios?

Senhor Presidente da Câmara é preciso tomar medidas, depois das mudanças feitas na cidade, torna-se necessária uma mudança de mentalidades em alguns senhorios da nossa cidade, a fim de evitar que a curto prazo os mais belos edifícios se tornem num conjunto de ruínas. Senhor Presidente, ao bolo não basta ter uma boa apresentação, tem que estar igualmente bem cozido senão ninguém o come.
À cidade pode aplicar a mesma máxima, cidade bonita com edifícios a cair de podre.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Recuperar edificios existentes no centro da cidade é tão importante como criar zonas novas, só que fazer urbanizações é mais instantâneo e rentável... Há que pressionar os senhorios.

    ResponderEliminar
  2. luis21:39

    No edifício onde está instalado o PSD existia na década de 60 a sapataria Amaral.
    Lembro-me de ter ido com a minha mãe comprar uma botas a essa sapataria e ter sido atendido por um senhor atencioso.

    Hoje, julgo existir no mesmo espaço uma casa de noivas(!?).

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...