sexta-feira, outubro 14, 2005

A NOSSA CIDADE

Recentemente tive a oportunidade de ver no telejornal de um dos canais de televisão, uma notícia que me deu alguma satisfação e ao mesmo tempo alguma tristeza.

A notícia dizia respeito à cidade de Barcelos, alguns responsáveis pela cidade de Barcelos decidiram colocar nas ruas da cidade estatuetas de galos, símbolo da respectiva cidade, dando a conhecer desta forma o símbolo de que a cidade tanto se orgulha, e ao mesmo tempo fazer promoção do seu artesanato. Esta foi a parte da notícia que mais gostei, depois vem a parte que como Beirão mais me entristece.

Como se pode ver pela fotografia, que tive o cuidado de tirar há tempos a traz, o antigo passeio verde era calcetado com calcada à Portuguesa, onda se podia ver alguns símbolos do bordado de Castelo Branco.

Que vimos nós entretanto com as obras ali feitas?

Que alguém se esqueceu dos nossos bordados colocando lá em sua substituição um traço que vai de uma ponta à outra. Será que na sala de visita da nossa cidade, interessa mais divulgar os traços, em prejuízo dos nossos bordados? Substituir uma árvore da vida, um dos símbolos mais importantes dos nossos bordados, por um traço? Nem o diabo se lembraria de tal coisa!

Será que o nosso artesanato é assim tão rico, que se torna desnecessário divulga-lo aos que nos visitam? Senhor presidente sabe quantos albicastrenses tem em sua casa, na sua sala de visitas uma árvore da vida?

Quer crer que foi apenas um esquecimento, ou teremos que falar com os responsáveis de Barcelos para convidar os responsáveis autárquicos da nossa cidade para ali poderem aprender com eles. Senhor presidente da Câmara fui um dos que votou em si neste ultimo acto eleitoral, por entender que o trabalho desenvolvido por si nestes últimos anos é bastante positivo, embora discordando num ou noutro ponto, e como quer continuar acreditar em si que tal dar a mão á palmatória neste caso.

Vamos lá substituir o traço pelo bordado de Castelo Branco!

O Albicastrense

1 comentário:

  1. Muito bem lembrado. Todas as iniciativas são poucas quando se trata de promover e acarinhar a cidade.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...