quinta-feira, abril 20, 2006

Casas da minha Cidade - III




CASAS DA MINHA CIDADE – III

Não sendo a cidade de Castelo Branco rica em edifícios de interesse arquitectónico, é com tristeza que assisto ao estado de degradação dos poucos que existem na nossa cidade.
Aqui está mais um caso que considero grave, e de total irresponsabilidade por parte do respectivo proprietário. Ao fim da rua João Carlos Abrunhosa (Antiga rua da Ferradura) e fazendo esquina com a rua S. Jorge, existe o edifício que aqui vos mostro através destas fotografias:
A casa em questão poderá ter sido construída pelo comerciante António Sá Rodrigues para sua residência e estabelecimento comercial no início do Século XX (?) Não sei o seu valor arquitectónico, porém, olhando para as barbaridades cometidas por alguns, que felizmente já não estão no poleiro, a referida casa bem merecia outra sorte.
A questão que aqui coloco e que gostaria de ver respondida pelos responsáveis da nossa cidade é necessariamente a seguinte:

Como obrigar o respectivo senhorio a recuperar estas casas!

Qual o papel da autarquia albicastrense na resolução destes e outros casos?

São perguntas que aqui ficam para quem quiser responder, no entanto como albicastrense que sou gostaria de dizer o seguinte:
Será possível pensar e olhar o futuro de Castelo Branco, deixando o passado da nossa terra mergulhado num monte de ruínas? Será possível pensarmos numa cidade nova e moderna, sem um passado presente?

O Albicastrense

1 comentário:

  1. Ainda me lembro muito bem de essa casa estar em bom estado e a funcionar

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...