quinta-feira, janeiro 04, 2007

HISTÓRIAS DAS RUAS DA MINHA CIDADE


RUA D. DINIS
(Antiga Rua da Paqueixada)
O nome de Paqueixada, aparece pela primeira vez no livro de posturas do concelho de Castelo Branco de 1620. 
Esta zona da cidade, é uma espécie de patamar para a Devesa e em termos de arruamento, nada significou durante muito tempo, estando ela muito ligada em tempos a um poço de água salobra, com algumas virtudes medicinais, (segundo alguns dizeres) situado ao fundo da actual Rua D. Dinis.
A Rua D. Dinis de nomeação recente, não apagou a tradição da designação de Paqueixada, com que a maioria dos albicastrenses mais idosos ainda hoje se referem a ela, o referido arruamento, nasceu do corte perpendicular com a Rua Abrunhosa, em finais dos anos 40.
Este arruamento veio a facilitar a entrada na zona medieval da cidade (e vice-versa) e transformou-se numa zona comercial, com alguma importância, nos anos que se seguiram.  
As fotografias aqui apresentadas, historiam a transformação da pequena rua, nos anos 40, para aquilo que todos hoje conhecemos.
PS. As fotografias antigas de Castelo Branco aqui apresentadas, como devem calcular não são da minha autoria, (pois não sou assim tão antigo) sou apenas um coleccionador de fotografias antigas de Castelo Branco. 
Gostaria de realçar o trabalho de todos aqueles que ao longo dos tempos nos deixaram estas imagem, sem as quais narrar a história da terra albicastrense, seria sem qualquer duvida muito mais difícil. 
A todas eles (muitos já falecidos) o meu bem-haja pela sua dedicação à fotografia, fazendo votos para que um dia, também alguma das minhas fotos de Castelo Branco, possam servir para ilustrar um qualquer trabalho sobre a nossa cidade

Dados históricos recolhidos no livro:
Castelo Branco Antigo da autoria de Ernesto Pinto Lobo
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo11:16

    Lopo ou LOBO?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:59

    tio, dá-me a tua morada completa para eu te enviar por correio umas cenas daqui.
    Paulo Bispo

    ResponderEliminar
  4. Paulo pede o meu numero de telefone ao teu pai.
    Telefona-me que eu douto a minha direcção . OK.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...