sexta-feira, janeiro 05, 2007

ZECA AFONSO

CASTELO BRANCO
CELEBRA
ZECA AFONSO

A Assembleia Municipal de Castelo Branco, aprovou por maioria uma proposta do Bloco de Esquerda, para criação de um ciclo de actividades em Castelo Branco, que assinale os vinte anos da morte do cantor Zeca Afonso.
Não sendo eu um adepto das comemorações de morte de ninguém, antes pelo contrário, sou da opinião de que deveríamos comemorar a data de nascimento das pessoas que admiramos, e nunca a data da sua morte. Gostaria neste caso de dizer bem-haja a toda os elementos da Assembleia Municipal de Castelo Branco, até mesmo a quem votou contra, pela bela iniciativa.
Ao presidente da Junta e a todos os seus elementos: 20 Valores

Pequena biografia
De
Zeca Afonso

Em 1987, José Afonso deixou-nos, vítima de doença incurável. Além de ser, juntamente com Adriano Correia de Oliveira, um dos mentores da canção de intervenção em Portugal e um baladeiro/compositor notável, soube conciliar a música popular portuguesa e os temas tradicionais com a palavra de protesto. Zeca trilhou, desde sempre, um percurso de coerência. Na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarento, na denúncia dos oportunistas, dos "vampiros" que destroçaram Abril, no canto da cidade sem muros nem ameias, do socialismo, da "utopia". Injustiçado por estar contra a corrente, morreu pobre e abandonado pelas instituições. Mas não temos dúvidas, a voz de "Grândola" perdurará para lá de todos os chacais. (www,azeitao.net)

Traz outro amigo também

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também
 Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também
 Aqueles que ficaram
(Em toda a parte todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também
 José Afonso

4 comentários:

  1. Anónimo21:32

    A Assembleia Municipal não tem a ver com a Junta. Os parabéns deverão ser endereçados ao BE, porque propôs e aos membros da Assembleia que votaram a favor.

    Mas já que fala no assunto, deixo aqui um pouco de publicidade, se não se importa. No quadro do festival Primavera Musical 2007, no dia 19 de Maio, Mário Laginha e Bernardo Sassetti darão um concerto, no Cine-Teatro Avenida, que será, em parte, dedicado a Zeca Afonso. Será a nossa contribuição para lembrar esta referência.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:15

    ah ganda zeca!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo04:12

    Zeca Afonso, uma referência apreciável e sentida. A voz, por excelência. Passei para ver como ia o Ano Novo, e com agrado constato a qualidade. Resta desejar Bom Ano e óptima semana, e já agora, faça o favor de ser feliz.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:37

    Visitem o Blog da AJA http://vejambem.blogspot.com
    para mais notícias, assim como site da AJA www.aja.pt

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...