quinta-feira, junho 26, 2008

As Velhas Ruas da Minha Cidade

Rua dos Ferreiros

Na continuação de que aqui escrevi sobre a rua do Relógio, trago hoje à memória dos albicastrenses a rua dos Ferreiros.
Estive nesta rua e mirei-a com os olhos bem abertos, para poder descrever neste post a desgraça que por ali está instalada. A rua dos Ferreiros está situada na parte velha da nossa cidade, tem o seu início no final da rua das Olarias, (ou principio conforme se quiser) e termina na praça Camões. Tem pouco mais de duzentos metros e sessenta e quatro portados, entre a soma dos dois lados da rua, (P. Postiguinho - L. Camões).
Nela podem encontrar-se algumas preciosidades: Um portado quinhentista, uma inscrição num portado de 1574, uma cruz de azulejos e até a capela da Nossa Senhora da Ajuda, (de que já aqui falei) ali tem pousada, porém, de nada lhe vale ter como domiciliados todas estas raridades.
Pois os proprietários dos prédios ali residentes, e as sucessivas vereações autárquicas da nossa cidade, à muito a entregaram aos ratos. O desleixo a que esta rua chegou!!!! É quase total, mais de metade das casas ali existentes estão em ruínas, a outra metade está abandonada por falta de condições habitacionais. A existência humana nesta rua, (salvo meia dúzia de excepções) é uma autêntica rareza. Esta rua, era ainda há bem pouco tempo, (década de 60 de século XX) uma das ruas mais movimentadas da nossa zona histórica, ali existiram vários estabelecimentos comerciais, dos quais ainda hoje ali se podem ver raízes históricas.
Eis mais um tristíssimo exemplo do caos urbanístico por que passa a nossa cidade, os responsáveis por toda esta anarquia estão há muito identificados:
“Os respectivos proprietários dos prédios e as sucessivas vereações camarárias da nossa autarquia”, uns porque deixaram que os seus imóveis se tornassem autênticos ninhos de ratos, outros perante tal cenário preferiram virar a cara para o lado dizendo!!! ”Isto não é nada connosco”. 
Eu sei que esta rua, é apenas mais uma das muitas da nossa cidade que se encontram nesta desastrada condição, no entanto continuarei a insistir nesta tecla. Estando disposto a falar aqui de todas as velhas ruas da cidade até que se adoptem medidas. Aos albicastrenses a mesma pergunta: É esta a cidade que queremos? Bonitinha em alguns sítios e a cair de podre em praticamente toda a velha urbe albicastrense!!!!

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...