terça-feira, setembro 30, 2008

PEDRO BARROSO



Cine Teatro Avenida - 4 de Outubro

Pela primeira vez escrevo neste blog algo sobre um espectáculo musical que vai decorrer em Castelo Branco, se não o fizesse tenho a sensação que ficaria de mal para comigo próprio, uma vez que tenho uma profunda admiração pelo homem, e pelo trovador.
Não vou aqui falar sobre o músico nem sobre as suas canções, porque não tenho arcabouço para tal, posso porém dizer ao homem, (que por sinal nasceu no mesmo ano que eu) que ao longo dos anos me habituou a ver nele, não um “cantor” como muitos outros, mas antes um homem que trilhou um caminho sem nunca mudar de direcção.
Pedro Barroso este albicastrense só pode desejar-te muitos e muitos mais anos de cantigas, e que continues a deliciar-nos com a tua música.
Alguns dados sobre Pedro Barroso
Considerado como um dos últimos trovadores de uma geração de coragem que ajudou pela canção a conquistar as liberdades democráticas para Portugal, continua a constituir-se como uma alternativa sempre diferente nos seus concertos, repletos de emoção e coloquialidade.
Publica o seu primeiro disco em 1970 e entra na Companhia do Teatro Experimental de Cascais onde participa como actor, músico e cantor em várias peças. Produz entretanto alguns programas para Rádio e Televisão ("Musicarte", "Tempo de ensaio", etc.).
Cantou até hoje em praticamente todo o território nacional e ainda em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Suiça, Suécia, Inglaterra, Canadá, Brasil, Hungria, Macau e Estados Unidos. Em 1996 é editado o livro "Cantos Falados", (ED. ULMEIRO) que reúne toda a sua poesia - de canção e não só. No Natal de 2002 foi editado um CD, de seu título genérico "
De viva voz" que regista ao vivo temas gravados em pontos vários nos últimos cinco anos e que, embora com a qualidade técnica permitida pelas circunstâncias, se converte num documento único de grande valor como memória de um estilo bem pessoal e da emoção vivida em palco em alguns momentos.
Celebra no ano de 2004 o seu 35º aniversario de autor, poeta e compositor lançando o CD "Navegador do Futuro" (Ed. Ocarina) e com actuações.
Em 2005 actua a solo no Fórum Lisboa; recebe o Prémio de melhor disco do ano atribuído pela Rádio Central FM ao CD "Navegador do Futuro" .
Ainda em 2005 foi editado o CD "Antologia" em caixa de duplo CD, registando os seus mais relevantes trabalhos realizados entre 1982 e 1990, onde avultam colaborações históricas com Mário Viegas e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Dados retirados no: Site Oficial - www.pedrobarroso.com
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...