terça-feira, setembro 02, 2008

O Primeiro Poste - (Setembro de 2005)

Largo da Sé

Das muitas obras realizadas em Castelo Branco nos últimos tempos, e das quais sou um profundo apoiante, existe uma que merece neste blog uma chamada de atenção pela sua pobreza, e ao mesmo tempo por reduzir um espaço muito querido dos albicastrense num local triste e até medonho, estou a referir-me ao largo da Sé. Como foi possível trocar o jardim que lá existia (muito mal tratado nos últimos tempos) por aquilo que mais me parece um largo de um cemitério?
Eu sei que no referido largo ou nos seus arredores, ainda hoje aparecem ossadas de pessoas, pois em tempos existiu ali perto um cemitério, mas por amor de Deus, trocar o jardim que ali existia por “aquilo” que lá está, é no mínimo de muito mau gosto e de grande falta de imaginação.
Então a nossa Sé, que agora está tão bonita, não merecia algo bem mais bonito, que um largo fúnebre?

Que tristeza meus senhores!!! Senhor Presidente da Câmara nunca é tarde para dar a mão a palmatória… só as pessoas inteligentes são capazes de alterar o que porventura não esteja tão bem.

NOTA NEGATIVA PELO PÉSSIMO TRABALHO!!!

O Albicastrense

PS – Três anos passados sobre a saída deste poste, não retiro uma vírgula ao que então escrevi, pois se o escrevesse hoje seria bem mais duro para com os autores desta triste proeza.
É costume dizer-se que os seres humanos se habituam às coisas, aos lugares, enfim a tudo aquilo que nos rodeia, no entanto passados três anos após a publicação deste poste, ainda hoje quando por ali passo estranho aquela “espécie de largo” que mais parece um cenário saído dos filmes do Conde Drácula.

Bigodes e Companhia

Bigodes e Companhia, resolveram associar-se ao terceiro aniversário do blog, e foram ao largo da Sé entrevistar o “busto” do Vaz Preto.

-- Distinto busto, se não se importasse esta “dupla de malucos” gostaria de lhe fazer umas perguntinhas.
--
Olha quem eles são!!! Que raio querem vocês de mim?

-- Como é ter novo pedestal neste largo renovado?
--
Largo renovado… novo pedestal!!! Só podem estar a gozar comigo.

-- Já vimos que está zangado com o seu novo poleiro.
--
Zangado é pouco!!! Estou fulo com os responsáveis por esta desastrosa situação em que me encontro e já propus ao rei D. Carlos a passagem do comboio por este largo para me carregar para a minha quinta na Lousa.

-- Rei, Comboio, Lousa!? Ò Vaz Preto, nós pensa-mos que o sol lhe anda a fazer mal aos miolos!!!
-- Nada de gracinhas, por muito menos me bati em duelo com Emídio Navarro em 1880. Vamos lá ao que interessa.

-- Esclareça-nos… o Rei já lhe respondeu?
-- Se lhes dissesse sabiam tanto como eu!!!
Esta gente não sabe o que quer; em 1932 fui colocado no largo da estação, alguns anos depois na praça do município, posteriormente neste largo. -- Agora tiraram-me do centro do largo e colocaram-me neste local insignificante. –- Sabem uma coisa? Qualquer dia, ainda me derrubam de vez do poleiro e colocam no meu lugar o busto do outro!!!

-- O busto do outro? De quem está você a falar?-- Olha para estes espertinhos!!! “ Eu sei que vocês sabem do que eu estou a falar”.

-- Olha outro com a mania que se chama Octávio. -- Mas afinal está descontente pelo facto de ter sito despojado do centro do largo, ou pela deturpação do largo?
-- Meus amigos, se não fossem parvos o que é que gostariam se ser?
Eu sou lá pessoa de lamentos!!! E muito menos de poleiros… vou convidar estes plebeus para um jantar na minha quinta da Lousa.

-- Vai convidar os responsáveis pelas mutações feitas no largo da Sé para um jantar na sua quinta na Lousa? Você passou-se de vez!!!!
-- Estão enganados meus amigos… não conhecem a velha máxima, “ Quando não conseguíres vencer um inimigo junta-te a ele”. -- Vou convida-los para um jantar na minha quinta e oferecer-lhes um lugar de deputado no partido Regenerador ou pelo partido Constituinte.
Pode ser que assim assentem arrais noutras freguesias, e me deixem em paz de uma vez por todas!!!!!!

-- Você vai aliciar os responsáveis pelas alterações feitas neste largo?
-- Meus amigos, vocês são uns tó tós.
O que eu vou fazer é premiar estes valentes!!! Vou agracia-los com um lugar de deputado, pagar-lhes uma viagem de comboio e colocá-los a milhas da nossa terra, para poderem continuar a fazer estes belos largos, (de preferência na terra deles).
Bigodes para Companhia

-- Bolas… que este tinha – os no sítio!!!!!

O Albicastrense

16 comentários:

  1. Anónimo23:54

    Bem apanhado. Excelente ironia. A última do cais das Docas: Preparam-se para crismar a nova praça que está a nascer atrás da Câmara com o nome do chefe. Nem nos tempos do outro. Ainda por cima a personagem já é nome de umas quantas ruas, de salões e de uma avenida na terra dele .
    Quanto a Castelo Branco nem praça nem biblioteca, nem mesmo o museu do brinquedo.Chega de cultos e de deuses políticos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:53

    Este espaço é hoje uma triste sombra do largo que existiu até há bem pouco tempo.
    A este largo eu chamaria hoje, o largo da tristeza.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:32

    o problema é que nós escrevemos no bllog e deve estar a ser já censurado pelo poder vigente
    tá haver perseguiçoes
    a mando de quem ????

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:15

    Gostaria de referir que fui criado perto da Sé, e o jardim que lá existia era um ponto estratégico dos habitantes ALBICASTRENSES principalmente daqueles que viviam na zona histórica da nossa bonita Cidade...lembro-me que se faziam grandes tertúlias nas noites quentes de verão e era um local bem apetecível para se poder conversar e estar à "fresca"...Agora é um local sem sombras,sem o verde da relva e as cores coloridas das flores...Estas obras não fazem falta na nossa Cidade(já agora na minha modesta opinião o parque da cidade era muito mais bonito antigamente).ABRAÇOS PARA TODOS OS ALBICASTRENSES

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me deste largo como era antigamente. Agora está assim um bocado para o esquisito. Gostava mais do antigo.

    Faz-me lembrar aqueles fatos esquisitos que se vêm nos desfiles de moda: são bons para ver na televisão, mas eu quero é vestir t-shirts com calças de ganga.

    Cumprimentos,
    JB.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:46

    Também se fazem boas coisas ao nível desportivo na cidade. Pelo 10º ano consecutivo, Castelo Branco (Hotel Tryp Colina do Castelo) recebe uma prova do Circuito Nacional de Squash.

    Faço-vos um desafio, apareçam no hotel durante este fim de semana (5, 6 e 7 de Setembro), estarei lá para vos receber. A entrada é gratuita, acreditem que irão gostar!

    Abraços,
    Tiago S.Marques

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:00

    Pois fazem sim senhor. Desde que não seja o carrosel das rotudas da Volta em bicicleta.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:03

    è verdade tb há uma actividade cultural muito importante para o desenvolvimento do turismo de castelo branco com o apoio da nossa câmara e do senhor presidente~O encontro dos BIGODES!

    ResponderEliminar
  9. Ao primeiro anónimo quero dizer o seguinte.
    A ser verdade que este espaço vai ser crismado com o nome que diz, só posso dizer-lhe que padrinhos serão mais que muitos.
    Termino dizendo, que somos um alegre e feliz povinho.

    Ao terceiro anónimo quero dizer o seguinte.
    Censura neste blog, só a minha a determinados comentários menos felizes, e mesmo assim posso dizer-lhe que até hoje, apenas por duas vezes em três anos o fiz.
    E sempre por palavras agressivas: uma para comigo e outra para com o presidente da câmara.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:36

    e porque não exigirmos ao dignissimo autarca todo poderoso, dinossauro de várias edilidades que faça uma oscultação/sondagem/referendo publico se a população se revê nesta trapalhada de obras que nunca resultam à primeira e estamos a assistir a divisão a cidade em duas os seja os do lado esquerdo e os do lado direito ( tou a falar de circulantes)O rapaz conseguim a proeza de meter o rossio a petesga
    BRILHANTE.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:17

    Então concorda com o crisma da nova praça? É uma vergonha a quantidade de coisas que na Idanha têm o nome do autarca Joaquim Morão considerando que ele não está reformado da política e tem interesses económicos na Idanha.
    Temos o direito de dizer NâO.

    È OBRIGAÇÃO DELE CUIDAR DA CIDADE.
    aquilo na Idanha é tão maravilhoso e tão bom que nem ele lá ficou...O Sr. Presidente e mais uns quantos...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:23

    As forças vivas sedeadas em certa esplanada das mais antigas não as das Docas vão organizar, em breve, com o apoio da Câmara e da Junta, o 1º Encontro dos sovacos pilosos de Portugal

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:57

    o largo e o seu jardim da Sé
    se foram.
    o que lá está desculpem a expressão é merda.
    resultou num jardim tipo cemitério
    proliferam as lápidas no chão.
    até o Vaz Preto ficou de gatas
    só faltam uns jazigos e estava lindo
    podia ter feito por ali uns urinóis publico mas nem isso lhe veio á memoria
    temos de ir mijar de tras da sé
    BRILHANTE

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12:09

    O Sr. Presidente Morão "tá-se a cagar" para as criticas
    mas um dia destes escorrega nos granitos não na "estrada" dos canitos... ai isso escorrega
    olhem lá para isto põe uns mediocres escravos a dizer pelas esplanadas que temos que dar graças pelo presidente que temos e por isso toca a dar o nome dele aos empreendimentos
    ele que se demarque destas coisas se for capaz
    aposto que não consegue
    é como o lacrau
    está~lhe no sangue...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:37

    e a rua do joão valente (espirito Santo) por via da bacorada
    lá estão a enfiar á pressa uns pilares de inox
    lá tá mais um erro que fica caro
    hoje é 8 de setembro 2008
    vamos ver quando tempo dura que um qualquer carro ou camião autocarro etc derrube o primeiro

    ResponderEliminar
  16. Anónimo11:07

    o outro é que era maluco

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...