sábado, outubro 11, 2008

CARTA ABERTA AO MUNICIPIO ALBICASTRENSE

O Bairro do Valongo – Castelo Branco
(1 de Fevereiro de 2006 )

Vou hoje dar continuidade a um assunto já aqui falado por mim. Trata-se do bairro onde moro ou seja o Bairro do Valongo. No passado apontei aqui alguns dos problemas existentes no referido bairro. Como até á presente data nada mudou cá estou eu mais uma vez a fazer o papel do diabo.
Gostaria em primeiro lugar de dizer aqui algo que considero ter alguma importância neste assunto: Votei nas últimas eleições para a autarquia albicastrense em Joaquim Morão, por considerar que o trabalho desenvolvido até então tinha sido positivo.
Como eleitor que votou Joaquim Morão, estou portanto a vontade para poder opinar sobre o que considero ter sido bem, ou mal feito, ou ainda sobre o que está por fazer.
Vou pois pela segunda vez falar aqui do Bairro do Valongo, bairro onde moro á mais de vinte anos. Foi recentemente aberta uma nova rua no bairro, à qual eu já aqui chamei a rua da rotunda com casa no meio!!! uma bela rua por sinal… muito diferente das já existentes!!! Os passeios estão neste momento a ser arranjados, os postes da luz foram colocados em devido tempo, para evitar os arrais de fios das ruas antigas, tudo bem feito senhor presidente
.

E as outras ruas senhor presidente?!
Há dias fiz uma pequena experiência peguei numa maquina fotográfica e percorri metade da rua onde moro, (Rua Vale da Raposa). Durante o percurso tirei algumas fotos. Senhor presidente – as fotografias tiradas por mim neste espaço de aproximadamente cinquenta metros foram mais que muitas, e sabe o que retratam estas fotos?
- A falta de passeios devidamente arranjados, pois muitos deles estão em terra batida, outros em cimento, outros com muita erva e alguns bem arranjados pelos moradores;
- Os postos dos fios dos correios são no mínimo do século passado, com fios a passar por todos os lados de um lado da rua para o outro, um autêntica arraial de fios;
- Ruas a necessitarem de ser arranjadas, pois as constantes aberturas de valas fazem delas autenticas redes de pesca;
- Não existem no Bairro paragens para os transportes públicos, o que existe são locais onde os autocarros descarregam ou carregam pessoas sem quais queres condições, ou seja (aqui vou repetir-me) no Inverno a espera de um autocarro dá direito banho certo, no verão não necessitamos de praia para ficarmos bem torradinhos;
- A iluminação do bairro é bastante deficiente;
- Não existe no bairro um parque infantil. Terão as nossas crianças menos direitos que as crianças dos outros bairros da cidade?
- Não existe um pequeno parque no bairro onde as pessoas possam conviver.
A questão que aqui coloco á autarquia albicastrense é a seguinte: Para quando a resolução destes e de outros problemas existentes no Bairro?
Eu sei que os problemas do bairro foram herdados, mas com franqueza senhor presidente, o bairro do Valongo não é filho bastardo da cidade, e quando olho para outros bairros da nossa cidade é com essa impressão que fico. Mas nem tudo é negativo senhor presidente, pois recentemente os problemas relacionados com a sinalização de trânsito foram resolvidos. Será que este problema só foi resolvido por causa da nova rua?
Muito mais haveria para dizer mas vou aguardar serenamente pelos novos episódios, na esperança de ver a nossa autarquia interessar-se pela resolução dos problemas do nosso bairro.
PS. Já depois de ter escrito esta página entrei no Sitio Oficial da Câmara Municipal de Castelo Branco e descobri por acaso o texto que abaixo publico sem qualquer comentário.
Intervenções Estratégicas do Bairro do Valongo
“O bairro do Valongo desenvolve-se segundo uma tipologia de lotes de moradias uni familiares, envolvidas por pequenas áreas ajardinadas, implantadas segundo uma malha ortogonal extensa e repetitiva. A valorização deste núcleo passará inevitavelmente pela implementação de acções de qualificação do espaço exterior, nomeadamente, beneficiação dos pavimentos e do sistema de iluminação, enterramento de infra-estruturas e implementação de espaços de recreio e lazer. A introdução de elementos referenciadores que auxiliem a criação de hierarquias, de equipamentos que promovam melhores condições de convívio, e a promoção de ligações privilegiadas ao tecido urbano principal, poderão contribuir para diminuir as assimetrias actualmente existentes, dotar este bairro de vida própria, tornando-o parte integrante da cidade consolidada”
Meus senhores parece que estamos de acordo quanto a necessidade das obras a fazer no bairro do Valongo!
Mas por favor! Não vamos esperar por 2020 para dar inicio as mesmas. Muitos dos moradores já cá não estarão para as ver.
PS - Vamos lá dar corda aos sapatos e começar o mais rapidamente possível as obras.
O texto que acabou de ler, foi colocado neste blog no dia 1 de Fevereiro de 2006.
Dois anos nove meses e 10 dias depois, o que é que mudou?
Nada de nada!!!! ou seja, está pior…. em virtude de não se ter feito rigorosamente nada de nada.
Em virtude disso aqui ficam de novo as palavras, para que os responsáveis pela nossa autarquia se envergonhem do estado deplorável em que se encontra o BAIRRO DO VALONGO.
É caso para dizer…. obras só na cidade, que é para o inglês ver!!! Gastam-se milhões e milhões de euros em parques de estacionamento para estacionar popós, e esquecem-se que muitos albicastrense moram em bairros limítrofes da cidade, onde tudo continua como dantes ou pior.
Curiosamente vemos muitas vezes no programa Regiões da rtp-1, imagens do novo centro da nossa cidade, parecendo que a cidade se resume aquele espaço e que todo o resto se encontra muito bem, ( graças a deus) pois… pois… lá voltamos á velha história, é tudo para o inglês ver.
O centro até está bonito… e o resto meus senhores!!!! Talvez lá pró ano 2020, o bairro do Valongo deixe de ser o filho bastardo para começar a ser mais um filho de pleno direito
Vamos ver se daqui a dois anos nove meses e 10 dias, estarei de novo a colocar este post, para leitura dos visitantes deste blog.
O Albicastrense

6 comentários:

  1. Anónimo18:01

    Mas o Vitor Carmona diz que está tudo bem. Manhoso este Vitor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:45

    O presidente Morão prometeu resolver os problemas do Bairro vai para quatro anos como estará lembrado.
    Ca os da Rua da Barreira de Tiro sabemos bem o que é que se passa.
    O presidente distingue os novos habitantes dos velhos habitantes,Gente fina é outra coisa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:05

    Isto foi uma ironia BARREIRA de Barro. É Carreira. mereciem era um tiro de sal no cu essa gente que prometeu e não cumpriu

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:21

    O Valongo teve um Boom de crecimento no inicio dos anos noventa quando ainda nao havia jaquim morao. Todo o trabalho que vinha sendo feito de cooperaçao entre autarquia e associaçao do Valongo deixou de existir. Nao sei se por culpa dos novos comandantes da autarquia se por culpa das pessoas que comandam a assoçiaçao. Ou ate provavelmente por culpa de ambos(digo eu)
    Espero que esta situaçao se altere para bem deste bairro que tem potencial para ir muito mais alem em prol dos seus moradores e de Castelo Branco em geral
    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo.

    Esses são os desejos de todos os moradores do bairro do Valongo.
    Porém neste momento a realidade é bem diferente, vamos ver se com as eleições autárquicas no próximo ano, o cenário se altera e o bairro começa a ser visto como filho de pleno direito da nossa cidade.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:53

    Este Vitor Carmona manhoso deve andar atras de algum taxinho

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...