terça-feira, outubro 28, 2008

Exposição - A Cidade de Castelo Branco


As imagens que podemos ver nesta exposição, serão para os jovens albicastrenses apenas; Fotografias Antigas da Cidade de Castelo Branco.
No entanto, para os albicastrense mais velhos estas imagens, são muito mais que simples imagens da nossa cidade… a colecção de fotografias do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, é para alguns albicastrenses, (por enquanto), um relembrar de recordações passados e um oceano de emoções.
São recordações de um tempo, que o tempo vai dissipando numa nuvem de lembranças bem distantes.
O tempo pode vencer-nos… derrubar-nos… ou até reduzir-nos ao pó… Mas não conseguirá nunca, apagar as imagens que um dia um clique arrecadou para gerações futuras.
Se ainda não visitou esta exposição!! vá visitá-la… pois os ilustres desconhecidos, que durante anos e anos foram captando estas imagens, merecem bem a sua visita.
O Albicastrense

5 comentários:

  1. Anónimo18:05

    Ilustres desconhecidos? Ou falta de investigação?

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo.

    Boa questão, porém não sei responder-lhe.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:48

    As duas coisas, se calhar. Pois o MFTJ, não sendo um museu municipal antes regional, já podia ter mostrado mais sobre a cidade e o distrito. Enfim sair do edifício e ir à procura de temas, sair da estagnação das exposições permanentes. Ir para lá das colchas, por sinal muito importantes e a valorizar sempre, mas mostrar outras coisas que nos informem sobre Castelo Branco no seu todo (Beira Baixa). Também tenho a consciência de que as iniciativas não dependem só de quem o dirige, pois é sempre necessário o beneplácito da distante Lisboa! E o argumento mais utilizado de certeza que é a falta de verbas. A ver vamos, temos que acreditar que quem o dirige tem boas intenções.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:53

    As fotografias são do Salavisa, do Pinto, do A. Gonçalves e muitas do Barata.
    è sempre a lei no menor esforço...

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo.

    È sempre a lei no menor esforço... Diz você !!!!

    Olhe que não… olhe que não…
    Seria muito fácil para mim apresentar aqui um conjunto de nomes, alguns dos que você apresentou, ou ainda a Foto Beleza do Porto, a Foto Seia de Castelo Branco, a Foto Soares de Castelo Branco etc.
    Poderia ainda dizer-lhe que muitas das fotos que existem sobre Castelo Branco do inicio do século XX, foram tiradas por membros das famílias da grande burguesia albicastrense, que nessa altura dominavam e governavam a nossa cidade.
    Porém uma coisa é avançar com nomes, outra é saber-se se foram realmente essas pessoas, ou casas comerciais que tiraram as fotos que podemos ver no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior.

    Como vê!! dar nomes é fácil… provar a autoria é sempre mais difícil.

    ResponderEliminar

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...