quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Imagens com história


Quando há tempos atrás aqui coloquei uma fotografia, que nos mostra uma vista parcial da cidade de Castelo Branco dos finais do século XIX, apercebi-me de imediato, que talvez fosse interessante ir ao mesmo local repeti-la.
Tentei encontrar o local onde á cerca de cento e dez anos, o autor da velha relíquia terá captado essa imagem, após alguma procura… lá encontrei no castelo da nossa cidade, um local que me dava mais ou menos uma imagem semelhante. O resultado desta experiência mostra-nos que pouco da cidade de então, resistiu ás adversidades dos tempos, ás agressões dos homens, e ao desenvolvimento de Castelo Branco. Do pouco que resta desse tempo nesta fotografia!… Podemos ver a Capela da Senhora da Piedade, alguns pavilhões do antigo quartel de cavalaria e pouco mais. Entre as devastações feitas pelos homens… lembrava o antigo palacete dos Fevereiros, (nos anos 40), situado no local onde hoje se encontra uma agência da Caixa Geral de Depósitos e o solar do Engenheiro Frazão, (no inicio dos anos 80), situado no local onde hoje se encontra a agência do Montepio.
A importância destas antigas imagens, são hoje fundamentais para podermos analisar a história visual da nossa cidade, sem elas… apenas poderíamos imaginar ou tentar adivinhar, como seria a nossa cidade á cento e dez anos atrás!?
PS. Quanto ao autor da velha foto… tenho pena de não poder mencionar aqui o seu nome, pois seria de grande justiça fazê-lo.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo10:25

    a melhor imagem com historia actual é quando é noite na curva de frente antiga chapelaria da moda
    nem um candeeiro
    e desgraçado cai quase sem saber onde
    mas camara não vê que tem de colocar ali um candeieiro no minimo porque no máximo era requalificar o que fizeram de mal para castelo branco

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...