terça-feira, março 31, 2009

Obras na minha cidade



O SEU A SEU DONO
No poste anterior, abordei aqui uma questão que tinha a ver com uma velha casa, situada na rua Vaz Preto, coincidência das coincidências a nossa autarquia resolveu, (e por sinal muito bem no entender deste albicastrense), mandar abaixo na Rua das Olarias, a velha casa que a fotografia documenta, de forma a tornar visível mais alguns metros da velha muralha nesta rua.
Assim como aqui critico algumas das obras feitas pela nossa autarquia, aqui ficam os parabéns do albicastrense, aos nossos autarcas pela medida agora tomada.
Aliás… este manda abaixo, vem reforçar a proposta que fiz no poste anterior.
Senhor presidente!… maravilhe os albicastrenses dando seguimento a este trabalho de recuperação da nossa velha e saudosa muralha, na Rua Vaz Preto.
O Albicastrense

16 comentários:

  1. Anónimo02:23

    Atençao õ restauro das muralhas nao tem qualidade

    ResponderEliminar
  2. Carlos Vale03:06

    Agora que a muralha está à vista, mais se evidência a agressividade do mamarracho da PT.
    Ainda por cima,com as escadarias de ferro que estão a construir,a contrastar com a muralha,como se pode ver na foto.
    Visual e arquitectónicamente, horrível...
    Contrastes da "modernidade"!
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos d'O Albicastrense:

    Antes de mais, deixem-me felicitá-los pelo excelente trabalho desenvolvido neste blogue, em prol da bela cidade de Castelo Branco, e de toda a nossa região

    O que me traz aqui é uma problemática já bastante discutida em vários blogues, cujos artigos têm muitas vezes sido postados por mim e pelo coordenador, António Almeida Felizes, no blogue Regionalização (regioes.blogspot.com).

    Desde há algum tempo, tenho vindo a ser um colaborador regular desse blogue, debatendo a questão da Regionalização pela perspectiva da Beira Interior, já que tantas vezes a voz das pessoas desta região é abafada e esquecida.

    O encerramento de escolas e de estações e linhas ferroviárias, a tentativa de encerramento de maternidades e de colocação de portagens nas nossas auto-estradas, o mísero estado em que se encontram algumas das nossas estradas, o isolamento, o abandono, a migração e a emigração, a desertificação, e os poucos apoios à nossa região, têm sido verdadeiros cavalos de batalha pelos quais tenho lutado nesse blogue, na tentativa de evitar uma verdadeira pilhagem à nossa região, que os governantes parecem querer ver como terra de ninguém, e que é olhada como o parente pobre de Portugal.

    Muito se tem falado no PNOT (Plano Nacional de Ordenamento do Território), talvez com a esperança de que este traga algum desenvolvimento para a nossa região. Desenganemo-nos. Olhemos para o que diz o relatório deste polémico plano:

    "O reconhecimento de que a Area Metropolitana Lisboa é o principal espaço de internacionalização competitivo de Portugal. pemite ter expectativas que será na Região de Lisboa que deveráo ser concentradas as principais acções e medidas que reforcem esse papel a nivel europeu e mundial.

    Sem descurar a preocupaçáo com o desenvolvimenlo harmonioso das restantes regióes do pais que complementaráo essa competitividade e náo entraráo em competição/anulação desse designio, ou desenvolverão outras apeténcias, como o caso do Turismo no Algarve."

    Conclusão: Mais uma vez, seremos tratados como portugueses de segunda. De segunda, não. De terceira, porque, para além de não sermos de Lisboa, também não somos do Litoral.

    A Beira Interior, ao contrário do que nos querem impingir, não é uma região morta. Antes pelo contrário. Temos tudo para dar certo como região.

    Vejamos:

    *estamos numa posição estratégica a nível Ibérico (no centro do triângulo Lisboa-Porto-Madrid), o que é um factor determinante para a atracção de investimento industrial e comercial;
    *estamos servidos por duas das principais auto-estradas portuguesas, a A23 e a A25 (que constituem duas das principais rotas ibéricas e europeias, a E80 e a E802), e por duas importantes linhas férreas (embora necessitem de manutenção), a da Beira Alta e a da Beira Baixa;
    *temos possibilidades de ter uma agricultura de baixos custos, mas boas produções de qualidade (veja-se o que acontece nas vizinhas regiões espanholas de Castilla y León e da Extremadura);
    *temos uma universidade, das mais conceituadas do país, e que forma profissionais com boas qualificações para enfrentar o mercado de trabalho, e entrar em projectos inovadores para a região e para o país;
    *temos um espírito de cooperação e associativismo único no país (de que é exemplo a existência de blogues locais e regionais como o este, que nas regiões do litoral quase não existem ou são de inferior qualidade);
    *temos um eixo urbano com condições para evoluir e se consolidar, o eixo Guarda-Covilhã-Castelo Branco, com cidades de dimensões idênticas, o que evita que numa região da Beira Interior haja dominância ou centralismo de qualquer uma delas (por isso defendo a distribuição dos serviços regionais pelos diversos concelhos da região, ou seja, a inexistência de capitais regionais);
    *temos um turismo em franco desenvolvimento, principalmente na Serra da Estrela, e temos pólos turísticos únicos a explorar, nomeadamente as Aldeias Históricas, os centros históricos das cidades, os castelos, e o turismo de natureza (parques naturais da Malcata e do Douro Internacional, serras da Gardunha e da Estrela, vales do Tejo, Côa, Mondego e Zêzere);
    *temos condições para investir na produção de energias, principalmente através de fontes renováveis (eólica, hídrica e solar), e podemos facilmente tornar-nos auto-suficientes em termos energéticos e hídricos;
    *somos, reconhecidamente, uma das regiões onde há maior qualidade de vida no país;
    *como região a necessitar de investimento, somos uma das regiões da União Europeia a 15, com possibilidades de receber mais apoios comunitários, o que, conjuntamente com os fundos nacionais, torna a Beira Interior numa região perfeitamente viável, desde que se tome à partida um rumo definido de desenvolvimento e convergência com as restantes regiões da Península Ibérica e da Europa.

    Porém, nas últimas décadas, apenas temos ficado com as "migalhas":

    *estando inseridos num país profundamente centralista e centralizado como é Portugal, temos sofrido com o facto de estarmos muito longe de Lisboa para sermos ouvidos.
    *por outro lado, sofremos também com o facto de termos sido colocados numa região-plano (Centro), onde não temos voz, nem peso, perante um Litoral constituído por concelhos como Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Leiria, e mesmo Viseu, entre outros, que vive uma realidade muito diferente e não percebe as necessidades da Beira Interior. Por outro lado, os fundos que a Europa destina às regiões menos desenvolvidas, e que, sendo destinados à Beira Interior, vão parar à entidade gestora (CCDR-C), em Coimbra, são continuamente desviados para investimentos no Litoral, ficando, mais uma vez, o Interior bastante prejudicado.

    Deste modo, nos últimos anos:

    *enquanto à volta de Lisboa, e no Litoral, na década de 1980 e 1990, se construíram auto-estradas, aqui no Interior ficámos à espera para depois sermos servidos por estradas de segunda (IP's). Só com 20 anos de atraso chegaram as auto-estradas;
    *enquanto no Litoral se reformularam as linhas férreas, e se introduziram novos serviços, no Interior continuamos a ter comboios como há 30 anos;
    *enquanto no Litoral se deram incentivos ao investimento, e se promoveu a instalação de novas empresas, ninguém fez nada pelo Interior, apesar de este estar, como já disse, numa posição estratégica;
    *o Interior nunca foi alvo de políticas específicas de desenvolvimento, nem de discriminação positiva (impostos mais baixos, incentivos à fixação de pessoas e empresas, e à natalidade; etc.). Antes pelo contrário, foram encerradas escolas, urgências, e serviços ferroviários, não se vislumbrando melhorias a curto/médio prazo.

    Em suma, não se vislumbra grande futuro para a Beira Interior com a continuidade deste estado de coisas, nem sem regionalização, nem com a inclusão da nossa região no Centro.
    As vantagens de uma regionalização são inúmeras e bastante notórias. Para tal, convido todos a consultar o blogue "regioes.blogspot.com", onde este tema tem sido amplamente debatido.
    Penso que está na hora de a Beira Interior se autonomizar, e encetar finalmente um caminho de desenvolvimento pleno, que maximize o potencial desta nossa região, e acabe de vez com o nosso isolamento secular, tornando-nos uma região competitiva e de futuro, permitindo o regresso de todos aqueles que se viram obrigados a daqui sair, e evitando que os jovens da nossa região se vejam obrigados a (e)migrar em busca de um futuro melhor.
    Para isso estou, em conjunto com alguns colabordores do blogue, a propor um mapa de 7 regiões para Portugal Continental, que serão as seguintes:

    *Entre-Douro e Minho;
    *Trás-os-Montes e Alto Douro;
    *Beira Interior;
    *Beira Litoral;
    *Estremadura e Ribatejo;
    *Alentejo;
    *Algarve

    Gostaria de saber a opinião de todos os albicastrenses, e da população em geral, sobre esta temática.

    Para mais informações sobre a referida proposta, deixo aqui alguns links a consultar:

    http://regioes.blogspot.com/2009/01/proposta-das-7-regies.html

    http://regioes.blogspot.com/2009/01/7-regies-de-portugal-beira-interior.html

    http://regioes.blogspot.com/2009/01/esclarecimentos-de-um-regionalista.html

    Todas as opiniões são bem-vindas, numa discussão que se quer responsável e abrangente, em busca da melhor solução para a nossa região e para o país. Para que deixe de haver portugueses de primeira e de segunda.

    Cumprimentos,
    Afonso Miguel

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:44

    A NOVA MARAVILHA DE CASTELO BRANCO
    PELA MÃO
    DO PR JOAQUIM MORÃO
    PARQUES DE ESTACIONAMENTO EM PART-TIME

    ResponderEliminar
  5. Nuno Farinha23:20

    Realmente a torre da PT, fica ali mesmo mal.
    Pensei que viessem abaixo pelo menos 2,3 pisos.
    Será que não dá mesmo, para tirar pelo menos 2 pisos?
    Que raio de mamarracho foram ali fazer...

    ResponderEliminar
  6. Carlos Vale02:40

    Ainda a quente e rapidamente:
    Estou de acordo com a análise que o Afonso faz.
    Estou de acordo que as verbas destinadas à região-plano Centro ficarão no litoral.
    Tem razão quanto ao "PNOT" reconhecer Lisboa como o espaço com interesse internacional onde vão ser concentradas as principais obras.Concretizam assim, o velho slogam da outra-senhora; "Lisboa é Portugal,o resto é paisagem".
    Claro que temos potencialidades, mas "eles" não estão para aí virados...
    Também considero que divisão em cinco regiôes-plano é um erro.
    Tenho uma opinião muito próxima à que é apresentada.
    Obviamente,estou muito mais de acordo com a proposta do Afonso do que as tais cinco regiões-plano.
    Se conseguir tempo é provável que volte com outras opiniões.
    Parabéns pela sua exposição.
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:08

    O Sr. Mourão só "apoia" cinco regiões para mamar mais cacau.
    Anda convencido que ainda vai ser o chefe máximo de Coimbra

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:03

    quando fala em dono é de facto a pratica do nosso presidente
    quer ser dono das pessoas e ideias
    por acaso já se lembraram quantos não o quiseram ter por dono
    sabem o que aconteceu correu com eles:
    se faltar algum digam
    eis a lista dos encostados:
    Maria Manuel,dr
    DrªAlzira
    drºPedro Salvado
    Eng Venancio ( o primo de outro)
    Funcionário Damaso
    Engº Jorge Neves
    Joaquim Martins,Dr
    e quem mais ???????????????????????

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:00

    Este último comemtário é grave pois indicam-se nomes de pessoas com direito ao bom nome. Todos são excelentes cidadãos a quem a cidade ou a região devem alguma coisa. Uns ganharam mais, outros menos mas todos são gente de bem.Se algum dia foram ou são das relações do Presidente Morão- que alguém quer agora passar como ser um déspota- isso é lá com elas.
    O melhor é não ligar muito a este anónimo (a). Deve estar ao serviço de alguma força rival ou então fala dos outros convencido/a) de que se fala de si próprio.
    Uma tristeza

    ResponderEliminar
  10. Viriato00:11

    Cuidado...
    O anónimo(a)que dá a entender que são pessoas ao serviço de forças rivais,acabou por entrar,também, num jogo perigoso e injusto.
    Pergunto:Com o comentário que faz, está ao serviço de quem?
    É preciso não esquecer que alguns comentários que tenho lido,partem de pessoas do mesmo partido do Presidente Morão!
    Talvez seja bom que se informe melhor.É que o tipo de informação que tem vindo,não está ao alcance de qualquer um...percebeu?
    E,já agora,diga lá:É proibido discordar?
    Tudo o que se fez,está bem feito?
    Tal como há pessoas que criticam, também há, as que estão de acordo com tudo.(São de boa boca)
    Por mim, gosto mais dos que tem capacidade critica dos que aceitam tudo como bom.
    Evidente que não estou de acordo com os excessos.
    Mas cuidado,porque "gente de bem" estão os jornais cheios...(e o inferno)
    É um estendal que não tem fim!
    Viriato

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:21

    perigoso é meter medo
    ou mandar para o alho e o bogalho por dá cá aquela palha
    perigoso é mandar calar magistrados
    perigoso é só apoiar amigos
    perigoso é gastar dinheiro em parques que estão ás moscas
    perigosos é o parque de s.joão ainda só ter tido um cliente
    perigoso é ter parques em part-time
    perigoso é quando já tememos a nossa sombra
    perigosos é quando nos dizem que é perigoso
    foi destes perigos que nasceu a pide

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:32

    Se voce é o Viriato, eu só o Zé do Telhado!
    Ladrão por ladrão...

    #É preciso não esquecer que alguns comentários que tenho lido,partem de pessoas do mesmo partido do Presidente Morão!"

    Provas desta afirmação?

    #É que o tipo de informação que tem vindo,não está ao alcance de qualquer um...percebeu? "


    O VIRIATO SABE TUDO? É DO SIS?

    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos.

    Quando da publicação do comentário do “anónimo” onde ele sita nomes de determinadas pessoas da nossa cidade, pensei para com os meus botões se deveria ou não publicar este comentário.
    Após alguma reflexão, decidi pela sua publicação independentemente do anónimo ter largado aqui o petardo e não nos ter dito o seu nome.
    Diz o anónimo em resposta a um titulo dado por a um poste: “ O seu a seu dono“.

    “Quando fala em dono é de facto a pratica do nosso presidente quer ser dono das pessoas e ideias”

    e acrescenta que: “quantos não o quiseram ter por dono… corre com elas” .

    Antes de mais quero dizer que tais declarações não me parecem ofensivas da dignidade de quem quer que seja, pois na pratica é precisamente o que qualquer político faz, quando sente que determinados colaboradores seus não estão em sintonia com as suas directrizes.
    (Atenção… que não estou a dizer que concordo com estes princípios, estou apenas a constatar aquilo que acontece diariamente por este pais fora, e aliás nem sequer sabemos se estes pseudo afastamento de pessoas próximas da presidência é verdadeiro?).

    Quanto ao resto só posso dizer que ninguém está acima de critica, seja ela presidente da Câmara, Primeiro Ministro ou Presidente da Republica, pois o 25 de Abril acabou com a unanimidade colectiva que alguns na atura defendiam.

    Vamos lá ter calma meus amigos.

    ResponderEliminar
  14. Viriato23:29

    Caiu a máscara a quem estava tão convencido.
    Afinal o "moralista" não aguentou o embate logo à primeira.
    E a mensagem até era educada e respeitosa.Pretendia apenas chamar a atençâo para o contradição.
    Não percebeu ou não quiz e mostrou a verdadeira face.
    Provas?...Deve andar distraído,se estivesse mais atento...veria que não andou longe...
    O anónimo não conhece o Viriato. Azar seu...Para anónimo não se pode queixar...
    Tive o cuidado de dizer que não gosto de excessos.Não é meu estilo.
    Não entendeu.Paciência...
    Tal como os jornais e o inferno estão cheios de "gente de bem", também estão de cheios de "moralistas"...
    Educadamente e livremente. Viriato

    ResponderEliminar
  15. Zé Enganado16:05

    Estou de acordo com Viriato.
    De facto como é um anónimo que pôs o pé na argola tem a lata de dizer "se você é o Viriato eu sou o Zé do Telhado!
    O que é isso tinha a ver com a discussão?
    O que faz não andar atento, porque eu também li e posso confirmar que era um socialista, até o conheço, mas percebo porque o Viriato não disse, vê-se que é educado e não é bufo.
    Olhe,até o verdadeiro Zé do Telhado tinha melhor visão e melhor fundo!
    Um conselho. Busque,busque,pode ser que encontre. Quem porfia, sempre alcança.
    Olhe, eu sou uma daquelas pessoas que se désse o nome tinha problemas, aliás já tive, e votava socialista, hem.
    Sabe, o medo anda mesmo aí, hem.
    É por isso que tenho assinado,
    Zé Enganado, hem.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:55

    a chegar o verão
    ponsul há mão
    tem ponte romana
    e nos monte badana
    porque não Morão
    piscina fluvial pois então
    outros povos
    outras gentes
    veriam ali galinha com ovos

    robin dos bosques

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...