sábado, janeiro 09, 2010

MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR - I


CENTENÁRIO DO MUSEU
DE 
FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
(1910/2010
O Museu Francisco Tavares Proença Júnior comemora neste ano de 2010, o seu primeiro centenário.

--Cem anos em que andou feito saltimbanco por instalações sem qualquer dignidade para o receber;
--Cem anos em que nem tudo correu da melhor maneira, pois cerca de metade desse tempo esteve de portas fechadas ao publico;
--Cem anos em muitos albicastrenses deram coisas suas, para que a sua existência fosse uma realidade;
--Cem em que teve como directores homens e mulheres como, Francisco Tavares Proença Júnior, Manuel Paiva Pessoa, Elias Garcia, Fernando de Almeida, António Forte Salvado e Ana Margarida Ferreira;
Para comemorar este primeiro centenário, irei ao logo ano dar a conhecer aos visitantes do blog, um pouco da história do nosso Museu.
Historiar este conto centenário não é tarefa fácil, porém dar a conhecer alguns dados históricos sobre o nosso museu é algo que poderei fazer com a ajuda de muitos e bons albicastrenses.
Homens que são parte integrante desta historia e que sem eles dificilmente haveria historia para contar.
Para começar gostaria de acrescentar o seguinte; a melhor maneira de contar esta história, (na minha perspectiva) será dividi-la em duas partes; o antes de 25 de Abril de 1974, (altura em que o museu é instalado no antigo Paço Episcopal) e o depois de 1974, até à presente data.
Os dados referentes à primeira parte da história foram recolhidos por mim em livros, revistas, ou em antigos jornais da nossa cidade. A segunda parte da mesma história, será com certeza mais interessante! Pois… além dos meios mencionados anteriormente é ainda possível falar com quem viveu de muito perto esses anos magníficos.
Para começar a primeira parte da história, começava por publicar na integra um pequeno trabalho da autoria do Dr. Luís Pinto Garcia publicado na revista “Estudos de Castelo Branco” em 1961.
Este trabalho tem cerca de quarenta páginas e abrange a história do museu Francisco Tavares Proença Júnior, entre ao anos de, 1910 e 1961.
Ele será aqui publicado ao longo de dez semanas, (quatro paginas por semana).
Além do trabalho de Luís Pinto Garcia irei também dar a conhecer aqui noticias sobre o museu, publicadas em antigos jornais da nossa cidade, ao longo desses cem anos.
O Albicastrense

13 comentários:

  1. Anónimo23:19

    Parabéns ao museu pelo centenário. Sinceramente, acho mais que justa o destaque que vai ser dado neste blog ao museu. Cem anos (se bem que com algumas interrupções pelo meio) a servir a cidade é muito tempo e nós nem sequer imaginamos a luta que foi manter este projecto tanto tempo... Ainda para mais com os visitantes que tem (muito poucos, infelizmente).

    Estou para ver o que a câmara vai fazer (se é que vai fazer alguma coisa) para homenagear os cem anos deste grandioso espaço que a cidade possui.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem. Uma ideia interessante e sem duvida util. Pena é haver algumas actividades pouco ou nada divulgadas, como o evento promovido pela Liga dos Amigos do Museu Tavares Proença Júnior, com a colaboração do CRCB, da ESART e do Orfeão de Castelo Branco. Organizaram um concerto para comemorar o arranjo do antigo piano "Steinway" usado há algumas décadas pelo círculo pro-arte, em Castelo Branco. Eventos deste tipo deviam ser mais divulgados, a cidade merece.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:59

    coisas da corte
    e da real companhia
    robim dos bosques

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:05

    O piano não foi apenas utilisado em concertos da saudosa Pró-Arte, durante tantas décadas liderada pelo tão esquecido Sr. Eng. Russinho, que merece uma devida homenagem por parte da Liga dos Amigos do Museu. A Srª. ex maestrina tem de começar a apresentar obra, não pode ser só fofoca ...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:57

    ó senhor verissimo e o que acha da festa "privada" do museu ????
    é a corte a trabalhar no seu melhor
    que viva o rei
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  6. Caro Robin dos Bosques

    Festa privada do museu!? Amigo Robin como não estive presente, (pois não gosto de festejos e muito menos de cortes), não faço a mínima ideia de como correram os ditos cujos…

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. O Sr. Veríssimo (tal como eu) não esteve presente, mas estiveram o Xô Dôtô Marçal Grilo, o dono da casa camarária albicastrense e outros burgos da zona...
    O que realmente não entendo, é que se foi um concerto "privado", porque raios vem agora a SAMTPj mostrar o programa num blog?
    Enfim....
    http://samftpj.blogspot.com/2010/01/concerto-inaugural-da-restauracao-do.html

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:24

    O Pastor Lusitano tem razão
    fui vêr
    e lá estão os mesmos do costume
    um verdadeiro
    Blocão Centrão
    e assim se divertem
    esquecem as vacinas do truque
    a gasolina do truque
    os juros do truque
    é a vida como dizia o outro
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:06

    Em suma: UM G'ANDA TRAQUE MUSEOLÓGICO!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:26

    e eu a julgar pelas pessoas presentes que nosso AUTARCA ia dizer algo como por exemplo
    se vai BAIXAR O IRS a exemplo de 42 camaras de portugal
    ou se falava na VARA de problemas que assola o país
    MAS NÃO
    cala-te boca
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  11. Concerto privado? No programa nada disso dizia

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:07

    pox é eu também tava convidada,mas xabendo que é só xox dotores,tudo gandas caganças, poix xo tam piquinina que até me olhavam de lado.bc

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...