domingo, fevereiro 21, 2010

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - XXVIII

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Ribeiro Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes.
O texto está escrito, tal como publicado em 1937.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.
Na acta da sessão de 9 de Janeiro de 1788, logo de entrada, lê-se o seguinte:
E sendo também juntos a Nobreza e Povo desta cidade que por pregoes vieram a este Auto nelle foi proposto hum requerimento que os Rellegiosos do Convento de Nossa Senhora da Graça deste Cidade fizeram a Sua Magestade pello seu Dezembargo do Paço em que pedem Provizam de Confirmaçam à licença que esta Câmara lhe havia dado para poderem fazer no citio da Carapalha limite desta cidade huma tapada cujo requerimento veyo a informar ao Doutro Provedor desta Comarca ouvindo esta Câmara Nobreza e Povo que he o motivo porque foy nesta Câmara apresentado o requerimento o qual lido e proposto a todos que estavão juntos e sendo presentes os Procuradores do Povo António Ignacio Cardoso Frazam e o Dr. José de Andrade Themudo se sengiram à resposta que tinham dado sobre este assumpto e a ella se reportavam: A Nobreza e Povo assignarão e declarão que convinham pellas rezoens seguintes: que o tapume que pertendem os supp.es he nos coutos desta cidade os quaes sam sempre vedados com prohibiçam de se poderem vender nem dar para pastegens, e se alguma vez se tem vendido ou dado he por abusos e infracção do Alvará que prohibe a dita venda e por esta rezam nam há prohibiçao expressa de se tapar dentro nos mesmos coutos alem de que a terra que perdendem tapar os supplicantes no estado em que se acha he pouco frutífera e só pode produzir com mais utellidade sendo tapada não cauzando no mais prejuízo algum ao publico pois que hua estrada que passa pella terra dos subllicantes estes se obrigam a mudalla para terra sua onde fica igualmente cómoda a tratável e com esta condiçam he que convêm no tapume pretendido.
Comentário do autor: Seguem-se as palavras sacramentais do encarregado das actas e logo a seguir nada menos de trinta e seis assinaturas de vereadores, procuradores do povo, nobreza e povo. Parecia pois, caso arrumado o da tapada que queriam fazer os religiosos do convento da Graça. Pois não era assim ainda. Depois das assinaturas aludidas há ainda isto:
Acta: "E logo sendo presente os abaixo assignados disserão que para affeito de darem seu voto e responderam pertendião se lhe mandasse dar certidam desta determinação e do requerimento dos r.dos Religiosos para o que se assignam neste seu requerimento".

Comentário do autor: E vem logo as assinaturas dos três pechosos membros da Nobreza (ou Povo?) seguintes: Manuel Roiz Beja, Manuel Nunes Themudo e Manuel Nunes Sanches. Tardes piaram. Tarde e mal, porque eram apenas três contra trinta e seis. E a tapada dos religiosos do convento da Graça qual seria? Cremos que era a que hoje é propriedade da casa Morão, mas havemos de ver se apuramos à certa qual seja. Se conseguirmos apurar, depois diremos.
PS – Mais uma vez informe os leitores dos postes, “Efemérides Municipais” que o que acabou de ler é uma transcrição fiel do que saiu em 1937.
O Albicastrense

3 comentários:

  1. oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana.
    bjs

    aguardo sua visita :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:05

    pára falar em visita
    porquê não há linha de água que Presidente tapou deixando buraquinho
    para pequeno caudal passar
    Oi, senhor Verissimo bem podia passar no nuevo pombal/jumbo e VÉR como se constroi numa linha de agua
    perto da barragem da taleigueira
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  3. Caro Robin dos Bosques

    Vou tentar saber algo sobre este assunto.
    Um abraço

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...