quarta-feira, fevereiro 10, 2010

MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR - III


CENTENÁRIO DO MUSEU
DE FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR
Tal como prometi, aqui ficam mais três páginas da história do nosso museu (191O/1961).

UM PEQUENO COMENTÁRIO
SOBRE OS PRIMEIROS ANOS DO NOSSO MUSEU
O início do Museu Municipal de Castelo Branco não foi nada fácil, como se pode ver nestas paginas. As primeiras instalações que o acolheram, (Capela do Convento de Santo António dos Capuchos, durante os primeiros dois anos; Escola Primária Conde Ferreira, (situada no largo do Castelo), durante três anos; e regressa novamente ao Convento de Santo António dos Capuchos até 1926), não eram mais que pequenos cubículos, sem quais queres condições para o hospedar condignamente.
Os motivos que terão levado a que esta ave rara, (o museu), fosse gerado e depois colocado em ninhos, (locais) sem quais queres condições para poder crescer, poderão ter sido muitos! Porém, existe um que em meu entender poderá ter sido fundamental, para que durante tantos anos o nosso museu parecesse que andava, mas na prática estava mais estático que um caracol.
O seu fundador!.. Francisco Tavares Proença Júnior, era oriundo de uma família monárquica e com o derrube da monarquia em 1910, (altura da fundação do Museu), ele viu-se na obrigação moral de defender as ideias monárquicas do seu pai.
Tal, levou-o a fugir de Castelo Branco para Espanha, de onde prometeu regressar com um pequeno bando, para tomar Castelo Branco de assalto, (o que nunca aconteceu). A juntar a essas ideias sonhadoras da época! Adoece e vai para a Suíça, onde morre a 24 de Setembro de 1916, (La Rosiaz).
A ausência do fundador, terá sido em meu entender a maior dificuldade que o Museu Municipal de Castelo Branco terá encontrado para se afirmar nos primeiros tempos.
Sem Tavares Proença para acompanhar os seus primeiros passos, o museu acaba por crescer coxo, pois tinha sido ele o grande impulsionador da sua criação. Tentei encontrar em antigos jornais da nossa cidade, notícias referentes aos primeiros tempos do Museu Municipal de Castelo Branco.
As primeiras notícias que encontrei, são do ano de 1916, (seis anos após a sua abertura) e dizem respeito à oferta de objectos ao nosso museu, e à sua reabertura no Convento de Santo António dos Capuchos, nesse mesmo ano.
(Continua)

Notícias publicadas noj ornal,“Notícias da Beira” – (1914-1921).
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...