sábado, junho 12, 2010

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - XXXII


EFEMÉRIDES MUNICIPAIS
A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Ribeiro Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes.
O texto está escrito, tal como publicado em 1937.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade
.
(Continuação)
De 22 de Outubro até aos princípios de Dezembro os senhores vereadores não estiveram para se ralar. Só dia 3 de Dezembro tornaram a reunir-se em sessão para nomearem os “derramadores da Siza e os almotaceis para servirem nos tres mezes seguintes”, para voltarem a falar da morte do Príncipe do Brasil, ao longo dos seis meses “tres mezes rigurozo e tres aleviado” e mais para que
Acta de 1783: se dessem as propinas do costume em semelhantes cazos à maneyra do que tão bem se praticou por falecimento da Príncipe Senhor Dom Theodozio; costume este que além de antiquíssimo se acha autorizado com Provizoens Regias registadas nos livros competentes.
Comentário do autor: Ainda se lembraram a tempo de falar nas propinas! O pobre do Príncipe tinha morrido quase dois meses antes e agora é que se lembravam de dar as propinas apara auxílio da compra do luto! Vem a seguir a sessão de 1 de Janeiro de 1783.
Os vereadores não tiveram mais que fazer do que tomar conhecimento da “pauta das novas Justiças que no mesmo anno de mil setecentos outenta e nove hão de servir nas Terras deste termo” e nomear “para temperar o relógio Diogo Ferreyra por dez mil reis e um alqueire de azeite”.
As sessões em seguida dão um pulo de 1 de Janeiro para 15 de Fevereiro. Um intervalo de mês e meio entre a primeira e a segunda sessão da Câmara neste ano. Alguma razão havia para isto? Com paciência havemos de descobrir, e voltaremos de falar deste assunto.
Nesta sessão de 10 de Fevereiro apenas se nomearam as Justiças do lugar do Salgueiro, e que não tinham sido nomeadas na sessão de 1 de Janeiro, e foi resolvido lançar (outra vez!) uma Siza para ocorrer ao pagamento das amas dos expostos que eram cada vez mais numerosas. A acta explica o caso.
Acta de 1783: Este Senado que como deve continua com a inteira observância que principiou a dar à ordem de Sua Magestade expedida pelo seu Desembargador Intendente Geral da Policia em data de 17 de Mayo de 1783 sobre creação dos mesmos Expostos desta cidade e de todo o seu termo que com o extabelecimento da Rota reduzio a hua só administração que ficou debaixo da inspecção deste Senado zelando os seus enteresses e aumentos criando-se para isso huma só forma com dous livros, hum para os novos assentos dos mesmos Expostos que se põem na dita Roda tanto desta cidade como de todo o termo e mais partes de onda sucede virem como se tem já descuberto, ficando e estando todos juntos no mesmo Livro, outro Livro para a muyta despeza que se faz cada anno com os mesmos expostos que… são numerosos e por consequência avultada a sua despeza…
Comentário do autor: Eram atirados para a roda todos os expostos da cidade, do seu termo e mais partes, por isso não havia dinheiro que chegasse a daí, sisas sobre sisas para ocorrer às respectivas despesas.
E ainda desta vez se observava que pagando a cidade 60.000 réis, Monforte paga 80.000 réis.
Desta sessão para a imediata o salto é ainda maior. De 15 de Fevereiro salta-se para 11 de Abril, quase dois meses depois.
E depois de um intervalo tão grande, a Câmara nomeia “para servirem de Almotaceis nos trez mezes seguintes a José Carlos de Souza e Francisco António Peres Lourenço” e o bom do escrivão diz logo que “por não haver mais que despachar derão este Auto por findo que assignarão”.
Era a vida municipal quase morta! A sessão seguinte realiza-se no dia 2 de Junho, e os vereadores apenas, “Houverão os alqueves por coutado e mandarão que dentro em trez dias despejassem os gados”.
Não era coisa que causasse grande diferença aos criadores de gado, porque logo no mês seguinte se davam as folhas de restolho por baldias.
(Continua)
PS – Mais uma vez informe os leitores dos postes, “Efemérides Municipais” que o que acabou de ler é uma transcrição fiel do que saiu em 1937.
O Albicastrens
e

Sem comentários:

Enviar um comentário

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...