quarta-feira, junho 30, 2010

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - XXXIII


A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Ribeiro Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes.

O texto está escrito, tal como publicado em 1937.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.
(Continuação)
A sessão seguinte realizou-se cinco dias depois, em 7 de Junho de 1789, e o que nela se passou, sendo pouco, não deixa de ser interessante. Ora façam favor de ler:
Acta de 1789: E logo sendo aprezendada huma carta precatória vinda da Correcção da Guarda para effeito desta Camara, Nobreza e Povo responder ao conhecido nela sobre hua Provisão obtida a favor dos moradores de Manteigas em que a Raynha Nossa Senhora he servida mandarmos ouvir e sendo convocada a Câmara, Nobreza e Povo por avizos e Pregoens para neste dia se juntarem e darem a sua resposta, esta se não pode effectuar no prezente dia em razão do Vereador mais velho José Tudella de Castilho juiz actual pela ordenação se achar gravemente moleste, e auzente o Vereador mais mosso José Nicolau da Costa e a mayor parte da Nobreza e Governança empedidas como tão bem a maior parte do Povo pela razão de ser este tempo de colheytas: E como na dita Provizao se encluem couzas que nescessitão de hua seria ponderação para que devem ser convocados e ouvidos na forma da mesma Regia Provizao: Detreminarão que se deferisse a dita resposta para outro dia mais cómodo em que possa juntarçe toda a Câmara, Nobreza e Povo, visto conter a mesma Provizão matéria muito considerável e de muita ponderação que deve pôr-se na presença da mesma Senhora.
Comentário do autor: O caso era este: A provisão falava de auxílio em metal sonante e esse não abundava. Responder que não, assim sem mais nem menos, parecia Amal. Então o vereador mais velho não aparece por estar gravemente doente “moleste”; o vereador mais novo ausenta-se; a maior parte da Nobreza está impedida; o Povo andava nas colheitas, e por isso fica a coisa para mais tarde, para quando estejam todos juntos. Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas… Fartamos-nos de dar voltas às actas das sessões seguintes e não fomos capazes de encontrar uma em que tornasse a falar-se da provisão ou do auxílio a Manteigas.
Sabiam-na toda… Seguem-se agora umas tantas sessões em que se não encontra nada que interesse. Na de 18 de Junho, o “Meirinho Geral desta cidade”, que acumulava este cargo com o de “Alcaide desta Comarca”, acha que exercer os dois cargos ao mesmo tempo é de mais e por isso pede dispensa de um. É dispensado do cargo de alcaide, nomeando-se para o substituir Fernando José da Silva. Logo no dia seguinte, 19 de Junho, torna a reunir a Câmara em sessão, mas da acta só consta que “responderão a duas Informações e despacharão alguas peticones”.
E mais nada. A sessão seguinte realizou-se em 2 de Julho e nela apenas se resolve dar “Licença Geral para se acarretar o pam da folha para as lajes e Eyras”; e a licença começa a contra-se desde o domingo seguinte, que era o dia 5, deitando-se pregoes para que todos os interessados o ficassem sabendo e “para que quem ainda tiver na mesmo folha algum pam por seifar athé o dito dia”.
Na sessão imediata, que se realizou no dia 11, mandam-se deitar pregoes para quem tivesse ainda; “pam na folha por acarretar o acarretasse athe o dia quarta feira quinze do corrente que no mesmo dia se dá licença para entrar a Boyada e mais Gado na dita folha amalhandosse a coutada pellos malhoens antigos por onde sempre foy uso e custume” .
Além disse, foram avaliadas as ervagens. Dois dias depois, ou seja em 13 de Julho, há nova sessão apenas para se resolver que a entrada da boiada e mais gado no restolho, em vez de começar a partir do dia 15, começava a partir do próprio dia da sessão, por que assim e requerem os lavradores, “expondo para isso rezoens muito fortes que foram atendidas”.
(Continua)
PS – Mais uma vez informe os leitores dos postes, “Efemérides Municipais” que o que acabou de ler é uma transcrição fiel do que saiu em 1937.O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...