terça-feira, janeiro 18, 2011

ALBICASTRENSES ILUSTRES - XIX

RODRIGO REBELO
Nasceu em Castelo Branco na segunda metade do século XV, sendo filho de Rodrigo Rebelo, fidalgo da casa real e cavaleiro da Ordem de Cristo, que instituiu em 1494 a capela de Jesus na igreja de Santa Maria do Castelo e de sua mulher D. Eiria Lopes.
Passou à Índia em 1505 com o vice-rei D. Francisco de Almeida e, ali se distingui como cavaleiro muito esforçado. Governava a fortaleza de Santo Ângelo de Cananor, quando D. Afonso de Albuquerque lhe deu a capitania de Goa, em cuja defesa morreu em Março de 1511 às mãos dos inimigos que o lançaram às lançadas, havendo-lhe primeiramente morto o cavalo em que montava, com um zarguncho pelos peitos.
Nomeou por testamento sua irmão D. Maria Rebelo, mandando que dos seus bens se fizesse um Convento de S. Francisco , em Mércoles, meia légua distante de Castelo Branco, com acomodações para seis religiosas de missa e com os rendimentos suficientes para a sua sustentação. Porem, a irmã não fez caso deste dispositivo e dotou as filhas com estes bens mas, passado algum tempo, acusando-a a sua consciência e obrigando-a os confessores, quis de algum modo descarregar-se de culpa. E, assim com alguns dos bens legados se construiu a Igreja do Convento de Santo Agostinho ou da Graça, na entrada norte de Castelo Branco, cujo padroado pertenceu aos descendentes da sobrinha D. Maria Rebelo.
Junto à porta desta Igreja encontra-se uma inscrição referente aos seus
fundadores.

PS. A nossa cidade existe nos dias de hoje, uma rua com o nome deste ilustre albicastrense.
Recolha de dados: “Figuras Ilustres de Castelo Branco” de Manuel da Silva Castelo Branco.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo12:02

    Bom dia
    Pode verificar se existe algum engano no nome do pai de Rodrigo Rebelo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo
    O pai chamava-se também Rodrigo Rebelo, e não como eu tinha.
    Abraço

    ResponderEliminar

PARAGENS DE AUTOCARROS DO BAIRRO DO VALONGO

 NOVO  MAIL PÚBLICO AO PRESIDENTE LEOPOLDO RODRIGUES CARO PRESIDENTE  Recentemente fui abordado por moradora do meu bairro,  sobre a anulaçã...