quinta-feira, dezembro 22, 2011

MORREU O PINTOR BARATA MOURA



BARATA MOURA
(1911-2011)

O pintor Barata Moura faleceu, no domingo, aos 100 anos. Nascido na aldeia histórica de Castelo Novo, concelho do Fundão, no dia 9 de Janeiro de 1911, completou este ano… 100 anos de vida.
A sua aprendizagem artística foi feita em Lisboa na Escola de Artes Aplicadas e na Escola António Arroio – para onde migrou aos 17 anos. No entanto, fortemente arraigado à sua terra natal, a passagem dos anos e os ares da cidade não desvaneceram os laços de profundo afecto que ligavam o Artista aos víveres modestos das gentes da região onda nascera, não porque aí possuísse bens materiais, mas porque desta recebeu marcada influência vivencial, espiritual, moral e mesmo intelectual, do berço até hoje.
Com vasta obra artística, pintou mais de cinco mil telas, entre elas, muitas das paisagens físicas e humanas da beira interior.
Castelo Branco e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, estão hoje muito mais pobres. Com o desaparecimento do mestre Barata Moura, perdemos alguém que através da sua pintura, nos ensinava a amar ainda mais a nossa terra.
Aos responsáveis pela autarquia da minha terra, este albicastrense que teve a honra de conhecer o mestre Barata Moura, sugere-lhes que seja dado a uma rua da sua cidade, o nome de Barata Moura. Se não honrar-mos através das placas toponímicas, os nossos pintores, poetas, artistas, escritores ou políticos quem diabo vamos nós honrar?
A sugestão fica! Vamos aguardar, para ver o que a autarquia da minha terra pensa sobre ela.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Concordo consigo na atribuição do nome do Mestre Barata Moura a uma rua de Castelo Branco . Conheço a obra dele , mas não tive a sorte de o conhecer pessoalmente ; apenas fui colega de Faculdade e curso do filho que se vê na sua foto . Ele seguiu as vias da Filosofia ,eu da História , quando as reformas da época nos fizeram optar.
    Aguardemos pois , como diz , pela decisão autárquica ..
    Como o Natal já lá vai , aproveito para lhe desejar um "ANO BOM "!
    Quina

    ResponderEliminar
  2. Amiga Quina.
    Este albicastrense deseja-lhe um 2012, com muita saúde.
    Um abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...