sábado, novembro 24, 2012

CASTELO BRANCO, VILA NOTÁVEL

Carta de 1535 do Rei D. João III, de honra, mercê e favor à vila de castelo Branco, elevando-a à categoria de notável, com todas as honras, preeminências, privilégios e liberdades.

Dom Joham etc. A quantos esta minha carta vijrem ffaço saber que auemdo eu rrespeito ao nobricimento da minha vijla de Castello Bramco e a ser ella huma das primeiras de meu rregno e de muj gtande povoaçam e nella viuerem pessoas muy homrradas e de merecimento e asy ao serviço que hos rreix pasados e eu della temos rreçebidos e ao diante espero rreceber e como por todas estas rrezoões he digna de rreçeber omrra mercce e ffavor queremdo lhe fazer graça e merçe tenho por bem e a ffaço notavell e quero e me praz que asy se chame e posa chamar notavell daqui em diamte e que goze e aja e lhe sejam goardadas todallas homrras preminemçias privillegios e liberdades que tem e de que gozam as outras minhas vijllas notaveis em meus regnnoes.
E porem mando a todos meus corregedores oujidores juizes e justiças officiais e pessoas a que ho conhecimento desto pertemcer que cumpram e goardem e ffacam jnteiramente comprir e goardar esta minha carta como nella he contendo sem niso lhe ser posto duujda nem embarguuo alguñ porque hasy he minha mercê.
E por ffijrmeza dello lhe mandey dar per mjm asinada e aselaado do meu sello pemdemte.
Dada em a minha cidade d Evora aos iij do mês de Julho. Fernam da Costa a fez. Anno do nacimento de Nosso Senhor Jhessum Cristo de CXXXV annos.

(In A.N.T.T – Chanc. D. João III, Li.º 10, fl 147 – 3.º documento)

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...