domingo, junho 07, 2015

ENCICLOPÉDIA - (X)

No dia 6 de junho de 1808, o famigerado general francês, Loison, mais conhecido pelo “maneta”, ordenou que fosse saqueada a Vila de Alpedrinha, semeando o terror por toda a região da serra da Gardunha, à boa maneira de um exército invasor.
De imediato dirigiu-se para a cidade de Castelo Branco, a fim de juntar as tropas que estavam sobre o seu comando, ao exército de Junot, estacionado em Castelo Branco.
No trajeto, entre Alpedrinha e Castelo Branco, passou por Tinalhas, indo acampar junto de Chão de Vã. Segui depois para as Sarzedas, rumo a Castelo Branco. 
Ao entrar na cidade, encontrou uma urbe totalmente despovoada, pois os Albicastrenses ao terem conhecimento da aproximação das tropas de Loison a das atrocidades praticadas pelas hortas do “maneta” nas terras por onde passavam, abandonaram as suas casas, que trancaram e fugiram em debandada para os campos, com receio das tropas invasoras.
(Recolhe de dados, Jornal “Reconquista”). 

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

TESTEMUNHOS SOBRE TOMÁS MENDES DA SILVA PINTO

MEMÓRIAS DA TERRA ALBICASTRENSE Em resposta ao meu apelo para que quem soubesse algo sobre Tomás Mandes da Silva Pinto, recebi os testemunho...