quarta-feira, setembro 13, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA - (I)

ESCOLA DO MATADOURO
O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?


A Câmara Municipal de Castelo Branco, publicou através do Departamento de Extensão Cultural da Divisão de Educação e Cultura no início deste século, um pequeno livrinho com o nome, “A Rua da Minha Escola”.
Livrinho que dá a conhecer, aqueles que legaram os seus nomes às ruas das nossas escolas primárias.
Como gostei da simplicidade e originalidade deste pequeno livrinho, vou posta-lo página a página, para homenagear os seus autores.

Rua do Matadouro

O edifício construído no Alto do Cansado, por deliberação da Camara Municipal, presidida pelo Dr. Manuel Pires Bento, em 1904, teve por arrematante das obras José Pires, de Castelo Branco. Por 2.766$oo, a quem foram adjudicadas, em sessão de 8-6-1906. O Noticias de Beira, jornal de política contaria à Camara, que era progressista, louvou contudo a iniciativa (29-5-1904).
Para que o Matadouro se construísse, cobrou-se durante muito tempo um imposto especial, lançado sobre as carnes verdes vendidas em Castelo Branco.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste post, foi retirado do referido livro.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...