quarta-feira, setembro 27, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA – (V)

(ESCOLA DA MINA)
O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?

Alfredo Alves da Mota, nasceu em 9 de Agosto de 1859, em Peso da Régua Em 1883. Termina a licenciatura em Filosofia e imediato se matricular em  medicina, curso que concluiu em 1887, com elevada classificação.
No ano seguinte, vamos encontrá-lo em Vila Velha de Rodão, como médico da Companhia dos Caminhos de Ferro, que então construía a linha da B. Baixa.
Concorreu, mais tarde para médico de Castelo Branco, onde viria a permanecer, até ao fim da vida. Notabilizou-se o Dr. Alfredo da Mota na luta contra a mortalidade infantil, dotando a cidade do Dispensário de Puericultura que tantos serviços prestaram à cidade e concelho.
Desenvolveu grande atividade em toda a cidade, ficando na memória de todos os albicastrenses o seu trabalho a quando da “pneumónica” (gripe) em 1918, que dizimou um terço da população da cidade e do concelho.
Figura política de grande prestígio, ocupou vários lugares de destaque nos órgãos regionais. Foi ainda professor do Liceu Nacional de Castelo Branco, exercendo também grande influência na fundação e participação efetiva em várias Associações Profissionais.
Aos 76 anos de idade, já afastado de todas as suas atividades dizia; “Afastado da minha vida, agora não sei o que hei-de fazer”… faleceu em castelo Branco a 5 de Fevereiro de 1935.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste poste, foi retirado do referido livro.     
                                                 O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...