sexta-feira, outubro 06, 2017

A RUA DA MINHA ESCOLA – (VI)

 (ESCOLA DO CELEIRO)
                     O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?

Este arruamento faz ligação entre a Praça Rainha D. Leonor e o Largo do Rei D. Carlos, também conhecido por largo da Estação.
A vida deste beirão ilustre permanece em esquecimento quase total. Nasceu em Proença-a-Nova (antigamente chamava-se Cortiçada) mas tinha muitos laços familiares e de amizade em Castelo Branco, sendo seu pai, Pedro da Fonseca, natural de Castelo Branco e figura de muito prestígio.
Depois de ter realizado estudos em Coimbra e Évora, sendo conhecido como um bom professor de Filosofia, Ciência que o tornou conhecido em toda a Europa, estudou na maioria das Universidades Europeias.
Foi também benemérito, fundando vários estabelecimentos de assistência e solidariedade para com as pessoas de todas as idades, em situação de graves carências económicas e de saúde. Morreu em Lisboa no dia 4 de Novembro de 1599.

PS. Ernesto Pinto Lobo, era na altura o responsável pelo Departamento Cultural da Câmara Municipal. A imagem publicada neste poste, foi retirado do referido livro.                                                     
                                                                O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...