quinta-feira, maio 31, 2018

REVISTA ESTUDOS DE CASTELO BRANCO


A revista veio a público no dia 8 de Junho de 1961. Tinha como director: José Lopes Dias. Como editor: Ulisses Vaz Pardal. Como proprietario: João Caetano D' Abrunhosa. Tinha no conselho de redação: Maria Adelaide Silva Caio, Alberto Trindade, Carlos Caritas Bento e Henrique Mendes Carvalhão.

Em Julho de 2007 quando da saída do seu último número, a revista tinha como director: António Forte Salvado. Como subdirector: Arnel Afonso. Como editor e proprietário: António Forte Salvado.
 Entre 1961 e 2007 publicou sessenta e três números, centenas e centenas de artigos, e foi espaço onde muitos e muitos albicastrenses publicaram os seus trabalhos, deixando deste modo testemunhos para as gerações futuras. 
O período de ouro da revista Estudos de Castelo Branco (se assim lhe podemos chamar), foi entre 1961 e 1974, espaço de tempo em que publicou cinquenta das suas 63 edições, e nunca sofreu qualquer interrupção.

Com a chegada do 24 de Abril de 1974, também esta revista foi “vítima” dos novos tempos e de novas ideias, pouco a pouco foi perdendo o fulgor de tempos passados e entrou num ciclo menos produtivo, encontrando-se desde 2007 adormecida.
Cinquenta e sete anos depois da publicação do seu primeiro número, aqui fica o reconhecimento deste albicastrense aos muitos albicastrenses que ali publicaram os seus trabalhos.

A título de curiosidade. O primeiro artigo publicado por esta revista é da autoria de: Manuel Castelo Branco, tem por titulo: “Alcaides – Mores de Castelo Branco”. O último artigo publicado por esta revista, foi publicada na revista de 2007 e tem por título: “Aquilino Ribeiro e o filtro do século”, da autoria de João Pedro Delgado.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...