quarta-feira, dezembro 19, 2018

ÁGUIAS DE S. MIGUEL DA SÉ - (1950-2005)

ANTIGAS COLECTIVIDADES 
DE 
CASTELO BRANCO 
Os fundadores desta coletividade, começaram por se reunir em finais dos anos 40 na tasca do Júlio Marzia, hoje conhecida, (que me desculpe o seu antigo proprietário, de quem sou amigo) pelo café do cabeça grossa,  que se situava perto do Café Beirão.
As primeiras reuniões, decorreram nesta tasca onde lhes era cedido pelo Júlio, uma sala para reunirem no início dos anos 50. Ganharam asas e abriram a sua primeira sede, na rua Ruivo Godinho (segundo ouvi perto do restaurante; “O Caçador”).
Teve como seu primeiro presidente; Zé Augusto Gama, também conhecido por “Zé Doutor”, em virtude de trabalhar num consultório médico. Na década de sessenta, mudaram a sua residência para a rua cinco de Outubro, (edifício da foto) e ali desenvolveram a sua atividade até à sua extinção.
Após a mudança da sede, esta associação tornou-se uma das mais populares a nível futebolística da nossa cidade, fazendo do futebol o seu emblema.
Inscrita no antigo “Inatel” (Organização fundada em 1935, como Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho – FNAT).
Foi durante muitos anos, a associação mais representativa da nossa cidade, nas competições desportivas promovidas pelo Inatel.
Em 1974 ganhou a taça do Trabalhador, prova organizado pelo Inatel cuja final se realizou na Covilhã. Por ali passaram jogadores como, Irmãos Vaz, Augusto Nabais, Isidoro, Tomás, Aurélio, Henrique Silva, Zé da Costa, Irmãos Serra, Sávedra, Catarro, Quim e muitos outros, (Muitos destes jogadores viriam mais tarde a jogar no Benfica de Castelo Branco).
O período de ouro desta associação, foi sem dúvida os anos que vão de sessenta a oitenta, nestes anos passaram por sucessivas direções desta coletividade, homens como Américo, Zé Benfica, (tragicamente desaparecidos num acidente de automóvel em 1973) Augusto Vaz, Augusto Nabais, e muitos e muitos outros.
Na década de 80, esta associação ganhou notoriedade na modalidade de atletismo, chegando a ter um bom lote de atletas que a representavam em provas por todo o país. Lembraria aqui o Viegas, antigo praticante e grande impulsionador do atletismo nos Águias de S. Miguel da Sé.
Da década de 90 do século XX, e dos primeiros anos do século XXI, praticamente nada se sabe de interessante sobre a atividade dos Águias de São Miguel da Sé.
INTERROGAÇÕES:
Mais que saber a quem cabem as responsabilidades ou culpas desta extinção, interessa saber o que foi feito do seu património, (livros de atas, troféus, bandeira, estandarte, etc.). Estará na posse de algum dos seus últimos dirigentes? 
A pergunta fica, responda quem souber ou quiser.
O Albicastrense

8 comentários:

  1. José Moreira
    A foto mais recente que consegui encontrar foi esta, de uma equipa de um torneio de futsal em 1998, sei também que o águias da Sé esteve ainda no torneio de futebol inter-aldeias em 2003 e 2004, depois disso nunca mais se soube nada do clube
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  2. Manuel Fevereiro
    Reconheço o Sr Catarro e O sr que está na Direita que foi empregado da Firma de Advogados ente eles o Dr Frederico Conde.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  3. Manuel Patrício
    Orgulho em ter vestido essa camisola alguns Anos Linda recordação desses tempos..
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  4. Virgílio José Bernardino
    O José Augusto Fernandes, ( Zé Benfica, que até era sportinguista ) era meu primo direito. Falto o Manuel António amigo do meu irmão e meu.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
  5. Luisa Fernandes Obrigada.
    António; foi uma bonita surpresa ver o meu pai, Zé Benfica, na foto e mencionado no seu texto. Fico feliz por ele ainda ser recordado. Partiu tão cedo, há tantos anos. Deixou saudades infinitas e dolorosas.🙏 Vou "levar" esta lembrança.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Veríssimo Bispo
      Foi um homem bom, amiga Fernandes.
      Um abraço para si, em memória dele.

      Eliminar
  6. Luís Bolacha
    Eu suei muito com essa camisola dos Àguias de S. Miguel da Sé.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, ainda hoje me recordo de o ver com ela vestida.
      Abraço

      Eliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...