quinta-feira, dezembro 13, 2018

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DE CASTELO BRANCO

ANTIGOS JORNAIS DA TERRA ALBICASTRENSE
No dia quinze de Dezembro de 1912, iniciou a sua publicação o semanário “A União” Era seu director, José Barros Nobre. Tinha como editor e administrador, Joaquim Lúcio Pelejão. Era composto e impresso na tipografia de Joaquim Lúcio Pelejão. Dizia que, como semanário político que era, queria fazer a propaganda da agremiação partidária a que pertencia, discutir os actos públicos das pessoas educadas e elogiar os actos de utilidade para o pais e para a região. Terminou em 26 de Março de 1914, com a publicação do nº 65. 
--------------------------------------------
No dia 28 de Novembro de 1920, iniciou a sua publicação o jornal “A Província”. Era um semanário do Partido Republicano Reconstituinte que teve como, director, Jaime Lopes Dias, António Trindade (a partir do nº 41) e José Barros Nobre, em 1923.
Foram seus administradores, João Maria da Graça, Joaquim de Matos Barata. A partir do nº 95, passou a ser um órgão de informação do Partido Republicano Nacionalista (18-1-1923)Terminou com o nº 124 em 30 de Dezembro de 1923
 -------------------------------------------
No dia 11 de Dezembro de 1924, apareceu, à luz do dia, o jornal “Ação Regionalista”. Era seu editor e director, Manuel Pires Bento. Entre os redactores principais, figurava o Dr. José Lopes Dias. Era propriedade do “Grupo de Ação Regionalista”.
Em 20 de Janeiro de 1927, no número 108, auto suspendeu-se por entrar em contencioso com a Comissão de Censura Distrital. O número 109, apareceu em 15 de Dezembro de 1927, com o seguinte estatuto redactorial: “Servir o país, de um modo geral, e em especial para defender e promover os interesses da Beira Baixa e do Distrito de Castelo Branco”. A sede da administração, situava-se na rua Almirante Reis, nº 30, em Castelo Branco. Era composto e impresso na tipografia pessoa do Fundão. A partir do nº 145 passou a ser composto e impresso na tipografia Portela Feijão. Terminou em 1931, mantendo sempre a feição regionalista.   
PS. A recolha dos dados históricos é de José Dias.
A compilação é de Gil Reis e foram publicados
 no Jornal ”A Reconquista.
Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...