segunda-feira, fevereiro 10, 2020

CHAFARIZ DE S. MARCOS - (5)


 EM DEFESA DO NOSSO CHAFARIZ
 DE SÃO MARCOS

Um mês depois do início da labuta da investigação arqueológica sobre o nosso chafariz de S. Marco, essa pesquisa está parada.

Computo que os técnicos responsáveis pela investigação arqueológica, estejam a preparar relatório sobre o que descobriram para apresentarem aos responsáveis da autarquia de terra albicastrense.

Vamos  aguardar para ver quais as conclusões, pois esta é uma causa que ainda não terminou, apenas está numa face diferente.

Uma coisa posso garantir, os albicastrenses não irão consentir que voltem a subterrar o velho tanque, os erros do passado não podem voltar a suceder no presente.

O ALBICASTRENSE

4 comentários:

  1. Caro amigo
    Estive em C.Branco na semana finda e visitei o Chafariz por duas vezes em horas diferentes e nada de novo vi para além do que as suas fotos mostram. Vamos ter obra durante uma eternidade e, de tudo o que presenciei,fiquei desiludido com a pequenez do trabalho que está à mostra.
    Aguardemos.
    Um abraço
    JJB

    ResponderEliminar
  2. Esperando não ofender ninguém com a “pequenez” deste comentário, gostaria de informar que intervenção arqueológica, planeada em diversas fases de execução, tinha como propósito inicial a identificação de antigas estruturas de abastecimento do Chafariz de S. Marcos. Apesar da “pequenez” do objectivo, foi claramente alcançado. Neste momento, os trabalhos encontram-se interrompidos porque se aguarda a apreciação da nota técnica elaborada e entregue à DGPC pela equipa de Arqueologia. Posteriormente, seguir-se-á a etapa de conservação e restauro do monumento e a obra de remodelação do largo. Ainda que a crítica seja mais fácil de estruturar, penso que este projecto pode ser considerado, até ao agora, um bom exemplo de actuação urbana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Fernando Henriques.
      Desta já o meu bem-haja pelo seu esclarecimento.
      Quanto à critica do Joaquim Baptista ela é mais que justa, pois não nos podemos esquecer das barbáries cometidas anteriormente no nosso Chafariz.
      Pode ser fácil criticar, contudo, é ainda mais fácil ficar calado e nada dizer, ou então, aparecer mais tarde a mandar abaixo o que foi feito.
      Mais uma vez o meu agradecimento e cá fico á espera de boas noticias sobre o nosso Chafariz.
      Abraço

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Assim sendo como diz o Sr.Fernando Henriques vamos aguardar pelo resultado da tal apreciação pela DGPC e faço votos para que não demore muito tempo. " Hoje é de 11 Fevereiro 2020 "
    Obrigado pela informação .
    JJB

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...