quarta-feira, fevereiro 05, 2020

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – CXXXVIX

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
(Continuação)
Vem agora a sessão de 15 de outubro de 1809.
Não tem sombra de importância. Nomeou-se Fernando José de Carvalho depositário “da contribuição desta cidade e seu termo” e passou-se adiante.
Na sessão seguinte, que se realizou em 23 de outubro, por ordem do Juiz da Correição, a Camara nomeou os cobradores “para a Décima, novo imposto, e Contribuição da Defesa desta Cidade e lugares do Termo”. Os cobradores nomeados foram nada menos de quinze, um para cada lugar:
- Cidade, Alcains, Escalos de Cima, Lousa, Escalos de Baixo, Mata, Salgueiro, Cafede, Monforte, Malpica, Lentiscais, Benquerenças, Maxiais, Retaxo e anexos.
Outros lugares que hoje fazem parte do concelho, como Sarzedas, Tinalhas, Póvoa de Rio de Moinhos, Freixal do Campo, S. Vicente da Beira, Almaceda, Lardosa, Louriçal, do Campo, etc, não faziam então parte do concelho de Castelo Branco.
Pertenciam aos concelhos de Sarzedas, S. Vicente e Alpedrinha, o primeiro e o terceiro extintos há perto de um século e o segundo há perto de quatro dezenas de anos. 

Sessão de 1 de Novembro de 1809.
Foram nomeados procuradores do Povo Joaquim José Goulão e o capitão Joaquim José Mendes Fevereiro e por ai se ficaram os vereadores.
Nesse mesmo dia aparecem nomeados, mas não em sessão da Camara, os louvados que haviam de avaliar “as searas da folha da Liria que pella Cavallaria Inglesa forão  consumidas aos Lavradores, e Seareiros desta cidade e seu termo”.
Os lavradores e seareiros, que viriam as suas searas devoradas pela cavalaria inglesa, foram em número de sessenta e nove. Os louvados calcularam os estragos produzidos nas searas em 547 rolheiros, cada um dos quais produziria pelo menos 18 alqueires de pão, ou seja, 9.846 alqueires de pão.
Vinham com fome os cavalos dos amigos ingleses.
E é de notar que os louvados declararam em sua consciência que as searas consumidas eram as mais gradas. 
No dia 7 de Novembro foi posto em arrematação o rendimento do real de água de todo o conselho relativo ao ano seguinte. Apareceu apenas um licitante, que ofereceu a quantia de setenta e dois mil reis, e por essa quantia se lhe entregou.
Andavam muito por baixo os rendimentos da Câmara. Era a guerra a refletir-se ainda em tudo.
(Continua)
PS. Aos leitores dos postes “Efemérides Municipais:
O que acabaram de ler é uma transcrição, do que
 foi publicado na época.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...