sábado, junho 06, 2020

CINEMA NO PARQUE DA CIDADE

RECORDANDO O PASSADO

Um bilhete que me fez sorrir e exclamar, 10$00 escudos para ver um filme!!!
Confesso que tenho muitas saudades desse tempo, tempo em que encostado ao gradeamento que separava o peão dos lugares sentados, vi filmes que ainda hoje recordo.

Muitos foram os filmes a que assisti no cume das árvores, árvores situadas no exterior do espaço do cinema, depois, como arrumador das cadeiras do cinema, e mais tarde, como elemento do bar do Castilho. O cinema Francês e Italiano eram nessa altura o que mais se via em Portugal.
Jean Marais, Lino Ventura, Jean Paul Belmonto, Louis de Funés, Alain Delon, Brigite Bardot, Marléne Jobert, Jean Gabin, Anni Girardot, Simone Signoret, Jeanne Moreau (uma das minhas atrizes preferidas), eram nessa altura algumas das maiores estrelas do cinema Francês.
Gian Maria Volonté, Giuliano Gemma, Marcelo Mastroianni, Totó, Ugo Tognazzi, Vitorio Gasman, Giulietta Masina, Gina Lollabrigida e Sofia Loren, eram nessa altura as grandes estrelas do cinema Italiano.
No início do primeiro mandato do actual presidente (Luís Correia), foi prometido que durante o verão talvez fosse possível a passagem de filmes no Parque da Cidade, infelizmente tal promessa caiu em saco roto. A minha pergunta é a seguinte: se tal acontecesse ou vier a acontecer os albicastrenses adeririam a estas sessões cinematográficas?
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Amigo
    Foi mais uma destruição do patromónio citadino.Promessas leva-as o vento como diz o povo e esta não fugiu à regra. Não havia necessidade de tal destruição, nem da cabine nem do ecrâ.
    Vi, enquanto residi em Castelo Branco, centenas de filmes no parque e recordo o Sr Pita que era o operador das máquinas. Lembro-me do filme A Severa que teve um princípio de incêndio ao ser projectado, mas a sessão continuou pouco depois, pois na cabine havia sempre um bombeiro de serviço. Belas noites ali se passaram às terças-feiras, quintas, sábados e domingos havia cinema. Nas segundas-feiras quartas e sextas havia os tradicionais bailes, sempre muito concorridos.tempos que já não voltam, mas o cinema poderia voltar desde que houvesse uma cabecinha pensadora e assim o Parque poderia novamente ter momentos de glória,como no passado.
    JJB

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...